Excesso de chuvas preocupa citricultores
Considerada uma das cinco revistas internacionais mais consultadas por pesquisadores, a HortScience americana, especializada em horticultura, publicou no mês de março deste ano artigo sobre o Wiltmeter.
Trata-se de um aparelho usado para medir a pressão de água nas folhas das plantas, também chamada de turgescência. Essa medida, assim como a pressão sanguínea nas pessoas, indica o grau de saúde das plantas e seu comportamento frente às variáveis de clima, solo, temperatura, unidade de ar e disponibilidade de água.
O artigo assinado pelos pesquisadores Adonai Gimenez Calbo, Marcos David Ferreira e José Dalton Cruz Pessoa, todos da Embrapa Instrumentação Agropecuária, ocupou seis páginas da revista, uma das mais conceituadas e tradicionais da área. Para Calbo, responsável pelo desenvolvimento do instrumento, a publicação do artigo é motivo de alegria para toda a equipe, considerando o rigor científico da publicação, em circulação há mais de uma década.
A Embrapa Instrumentação Agropecuária vem trabalhando na melhoria do processo de pós-colheita desenvolvendo pesquisas na mensuração de danos físicos e qualidade na cadeia produtiva. O equipamento Wiltmeter-^ marca já registrada – é um dos resultados de pesquisas da Unidade, sendo usado para fazer medidas objetivas no campo e durante o armazenamento, devido à simplicidade e facilidade de uso. De acordo com Calbo, estudos indicaram que o instrumento é adequado para avaliação objetiva e rápida da qualidade de folhosas, o que é um progresso em relação aos métodos táteis subjetivos atualmente utilizados em todo o mundo. “É um equipamento que gera resultados tão próximos aos obtidos com a sonda de pressão que o qualifica como um instrumento sucedâneo e mais prático que pode ser utilizado em estudos de pós-colheita e de ecofisiologia vegetal, nos quais a aplicação direta da sonda de pressão seria impossível ou ao menos demasiadamente trabalhosa”.
Antes do Wiltmeter não havia um método tão simples, rápido e portátil para a medida da turgescência das folhas, que era só realizada por técnicos em laboratórios.
Joana Silva
Embrapa Instrumentação Agropecuária
(16) 21072901 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura