Artigo: Modelos de Analise e Seleção Pecuária

14.09.2011 | 20:59 (UTC -3)
Willy Groot

O sucesso de um programa de melhoramento depende de vários fatores, incluindo a escolha das características a serem selecionadas “Melhoradas no rebanho” ao seu meio de interação, na ênfase dada a cada uma delas, no sistema de acasalamento e futuras progênies oriundas da escolha das características propostas (ex: raças ou cruzamentos dentro de espécies vs raças puras, consangüinidade, cruzamento dentro de linhagens, entre linhagens e mesmo no cruzamento industrial), intervalo de geração e precisão nas decisões sobre a seleção. Este trabalho é dirigido para o problema da precisão nas decisões sobre seleção. Tendo-se decididos sobre quais características serão selecionadas, e o programa de melhoramento, como podemos selecionar os animais, para atender aos objetivos do programa e meio de interação? Dois pontos importantes a observar são: 1-) Quais informações estão disponíveis para se tomar sobre a seleção? 2-) Como estas informações devem ser usadas? Este trabalho trata especificamente do segundo ponto. Será assumido que as decisões a respeito da coleta de informações esta sendo realizado. Desta maneira, trataremos do problema da tomada de decisões sobre a seleção dos indivíduos, baseados nas informações coletadas e apresentadas.

A precisão na seleção é importante, especialmente em situações nas quais se utiliza Monta Natural, podendo ter uma grande influencia, boa ou má no rebanho “Performance”. É bem provável que a maior parte do melhoramento obtido na capacidade produtiva, ”reprodutiva” esteja interligada, desta maneira deve se considerar um todo, nos métodos de avaliação principalmente de touros, utilizando-se dados de produção coletados no campo, “Realidade” o método de comparação de indivíduos ou famílias do rebanho podem ser um bom indicador juntamente com as variáveis da Roda Ecológica da Pecuária.

Geralmente o enfoque se mostra apenas para o índice de seleção “Animal”, sem dar enfoque as variáveis mostradas na ilustração. Advogando com critérios de seleção media condicional dos valores genéticos, Ambientais e Nutricionais, “Podendo antecipar a rusticidade, adaptação” dado um grupo de informações e assumindo uma distribuição normal dos dados, com dois momentos conhecidos, o primeiro, a media, e segundo, a variância.

Com amplos métodos de comparação entre dados a avaliação torna-se útil e aplicável, verificando as variáveis Genéticas, Ambientais e Nutricionais.

Sugerindo que podem ser obtidas utilizando modelo misto “que significa a melhora da estimativa linear não viciada” de um elemento por acaso, toda via um modelo misto a seu procedimento de modo viável, como deveria acontecer nas analises do melhoramento animal.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025