Arroz é tema de dia de campo e de seminário no Tocantins

O dia de campo é sobre manejo da palha de arroz irrigado com rolo-faca e nele serão apresentados resultados de trabalho com essa tecnologia

08.06.2016 | 20:59 (UTC -3)
Clenio Araújo

Na próxima semana, dois eventos relacionados à cultura do arroz acontecerão no interior do Tocantins. Um dia de campo está marcado para 15 de junho, quarta-feira, em Formoso do Araguaia; e um seminário para os dois dias seguintes em Lagoa da Confusão. A Embrapa estará presente em ambos.

O dia de campo é sobre manejo da palha de arroz irrigado com rolo-faca e nele serão apresentados resultados de trabalho com essa tecnologia. Estão programadas três palestras: interação máquina-solo-palha de arroz visando ao plantio da soja; manejo sustentável da palha de arroz irrigado; e teores de matéria orgânica em razão dos sistemas de manejo. Os temas serão abordados, respectivamente, pelos pesquisadores José Geraldo da Silva, Alberto Baeta dos Santos e Mellissa Ananias Soler da Silva, da Embrapa Arroz e Feijão. No link https://www.youtube.com/watch?v=vZwY2VZbCoo, há um vídeo sobre rolo-faca.

Já o 8º Seminário da Cadeia Produtiva do Arroz do Tocantins, realização do Sindicato dos Beneficiadores de Arroz do Estado do Tocantins (Sindiato), envolverá diversas instituições que trabalham com a cultura. Sob a responsabilidade da Embrapa, serão seis palestras: agroclimatologia para a cultura do arroz (com Balbino Antônio Evangelista, da Embrapa Pesca e Aquicultura); inovações no manejo de doenças do arroz (com Marta Cristina Corsi de Filippi, da Embrapa Arroz e Feijão); benefício do uso da tecnologia do rolo-faca para eliminar a queima da palha em áreas de produção de arroz no Tocantins (com Alberto Baeta dos Santos); manejo do solo e sistema de plantio na emissão de gases de efeito estufa e no estoque de carbono em várzea (com Mellissa Ananias Soler da Silva); novas cultivares de arroz para condições tropicais (com Paula Pereira Torga, da Embrapa Arroz e Feijão); e ações de transferência de tecnologias para o aumento de produtividade e competitividade da cultura do arroz no Tocantins (com Bernardo Mendes dos Santos, também da Embrapa Arroz e Feijão).

O arroz é um dos principais grãos produzidos no Tocantins, juntamente com a soja e o milho. A região onde acontecerão os eventos, no Sudoeste do estado, destaca-se pelo cultivo de arroz irrigado. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Tocantins é o terceiro produtor de arroz no país, atrás do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Serviço:

1) O que: Dia de campo sobre manejo da palha de arroz irrigado com rolo-faca

Quando: 15/06 das 8h às 10h

Onde: área de produção da empresa Talismã Sementes (Formoso do Araguaia-TO, etapa II do projeto, módulo F13)

2) O que: 8º Seminário da Cadeia Produtiva do Arroz do Tocantins

Quando: 16/06 das 8h às 19h e 17/06 das 8h às 12h

Onde: Centro Cultural Leda Bernandon, Av. Vitorino Panta, Lagoa da Confusão-TO

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024