Arca das Letras entrega mais dez bibliotecas rurais em Minas Gerais

07.11.2012 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Comunicação Social

As mais de 27 mil famílias do município de Coração de Jesus (MG) receberam nesta terça-feira (6), dez novas bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Cada nova biblioteca possui um acervo com mais de 200 livros, que vão desde literatura infantil a livros técnicos.

As bibliotecas rurais são componentes para agregar valor às ações já desempenhadas pelos leitores, ampliando as fontes de informação. No estado, existem vários exemplos de sucesso em comunidades onde o material do Arca das Letras ajudou na criação de projetos locais de técnicas agrícolas. As arcas serão instaladas na casa de um morador, ou na sede de uma associação rural escolhidos pela comunidade.

Segundo a coordenadora do Programa Arca das Letras, Dione Ferreira, a ação é uma parceria com a Delegacia Federal do MDA em Minas Gerais e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coração de Jesus. O intuito é dar acesso aos livros para toda a comunidade rural. “O Programa Arca das Letras vem cumprindo o seu papel de política pública na implantação de bibliotecas em áreas rurais de todo o País. Com esta ação o número de bibliotecas no estado será ampliado para 799”, ressaltou.

Serão capacitados 20 agentes de leitura, pessoas escolhidas pela comunidade, que ficarão responsáveis pela circulação e manutenção dos livros e pelas bibliotecas. Na capacitação os agentes recebem informações técnicas sobre o funcionamento da arca, como empréstimo e catalogação dos livros e métodos de incentivo a leitura. Ao final do curso eles receberão certificados de agentes de leitura.

“Acreditamos no livro como instrumento transformador que contribui para o desenvolvimento comunitário, por levarem informações úteis ao trabalho, à educação e ao fortalecimento da cultura no campo, e dessa forma, melhorando o desempenho educacional dos estudantes. Esperamos que as comunidades beneficiadas em Coração de Jesus se apropriem da leitura como este agente transformador e que haja a inclusão destas famílias no mundo do livro”, afirma Dione.

Além do incentivo à leitura, principal objetivo do programa, as arcas facilitam o acesso aos livros, colocando-os perto das residências de moradores de comunidades rurais. Outro benefício é o auxílio aos estudantes que passam a ter um acervo ampliado para auxiliar nas tarefas escolares.

O programa foi implantado no estado em 2005. Hoje, existem 789 bibliotecas rurais aproximando da literatura 74 mil famílias, desde assentados da reforma agrária e agricultores familiares a quilombolas e indígenas, em 300 municípios mineiros. São mais de 157 mil livros e 1.437 agentes de leitura trabalhando para incentivar o hábito no meio rural.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025