Aprovada soja transgênica da GDM

Variedade OGM analisada pela CTNBio expressa tolerância aos herbicidas glifosato e glufosinato de amônio

16.06.2023 | 10:15 (UTC -3)
Cultivar

Soja geneticamente modificada para expressar tolerância aos herbicidas glifosato e glufosinato de amônio, contendo os eventos GTS 40-3-2 x A5547-127, foi liberada para comercialização pela Comissão Técnica Nacional de Biotecnologia (CTNBio). O pedido foi realizado pela Genética do Brasil Ltda (GDM).

Saiba mais sobre o evento GTS-40-3-2

O evento GTS-40-3-2 gera soja tolerante ao herbicida glifosato. Essa característica resulta da introdução de gene EPSPS proveniente da bactéria Agrobacterium tumefaciens (cepa CP4), naturalmente encontrada no solo. Esse gene promove a produção da enzima CP4 EPSPS (5-enolpiruvilchiquimato-3-fosfato sintase).

Conforme a literatura científica, o controle de plantas daninhas com glifosato ocorre pela inibição da enzima EPSPS produzida naturalmente pela planta. Essa enzima catalisa uma etapa crítica na via metabólica do ácido shiquímico para a biossíntese de aminoácidos aromáticos em plantas e micro-organismos. Inibida, a planta deixa de produzir substâncias necessárias. Mas, modificadas, as plantas passam a produzir a enzima CP4 EPSPS, com baixa afinidade pelo glifosato. Quando a soja com CP4 EPSPS é exposta ao glifosato, continua desenvolvendo-se normalmente, ao contrário das demais plantas.

Ainda segundo a literatura científica, a soja com o evento GTS 40-3-2 está autorizada na União Europeia desde 1996. Foi desenvolvida pela Monsanto, atualmente pertencente à Bayer, e conhecida comercialmente como soja Roundup Ready (RR).

Saiba mais sobre o evento A5547-127

O evento A5547-127 gera soja tolerante ao herbicida glufosinato de amônio. Essa característica é conferida pela introdução do gene PAT, versão modificada daquele existente na bactéria Streptomyces viridochromogenes (estirpe Tü 494). É responsável pela síntese da enzima fosfinotricina-N-acetiltransferase (PAT) que catalisa a conversão de L-fosfinotricina (glufosinato de amônio) em produtos não tóxicos.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro