Aprovada proposta de criação do sistema nacional de curadorias de bancos de germoplasma

08.07.2011 | 20:59 (UTC -3)
José Venâncio de Resende

A criação de um sistema nacional de curadorias de germoplasma, a ser implantado por comitê nacional coordenado pelas instituições de pesquisa que já possuam sistemas de curadorias de bancos de germoplasma e coleções biológicas (Embrapa e APTA), foi aprovada no Workshop de Curadores de Germoplasma do Brasil, que aconteceu no período de 4 a 6 de julho em Campinas (SP). O evento foi organizado pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), e pela Embrapa, do MAPA.

Na proposta referendada pelos participantes do encontro, o comitê vai trabalhar com o Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (CONSEPA) no sentido de estimular os demais Estados a criarem seus sistemas de curadorias de banco de germoplasma e coleções biológicas.

Outra recomendação do workshop é a elaboração de documento sugerindo a criação de subgrupo de recursos genéticos dentro da Câmara Temática de Insumos do MAPA. A idéia é enfatizar o apelo tecnológico das coleções de germoplasma, que são utilizadas em melhoramento genético nas áreas vegetal e animal. O mesmo esforço será realizado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Outra medida é encaminhar às autoridades federais moção contra a atual legislação de recursos genéticos, solicitando moratória até que se conclua a nova proposta em andamento. Também foi sugerido o envio de carta, via MAPA, aos diretores das Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (OEPAS) e universidades, contendo informações (custos, produtos, eventos, etc.) sobre as coleções de bancos ativos de germoplasma, para compor um inventário que subsidie as demandas por políticas e recursos.

Além disso, foi recomendada a divulgação nas instituições de pesquisa da nova política de recursos genéticos do MAPA e das resoluções do primeiro workshop nacional de curadores de germoplasma, bem como a criação de lista de discussões na Rede Ciga (http://redeciga.ning.com).

Participaram do workshop 153 curadores da EMBRAPA, APTA e de instituições de pesquisa agropecuária de Alagoas (DIPAP), Minas Gerais (EPAMIG), Paraná (IAPAR), Pernambuco (IPA), Rio de Janeiro (PESAGRO), Espírito Santos (INCAPER), Bahia (EBDA), Tocantins (UNITINS) e ainda do Instituto Florestal (Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo), UNICAMP e Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).

Outras informações como transmissão de mesas redondas e as fotos do workshop estão disponíveis em:

e

Assessoria de Comunicação

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025