Aprosoja-MT participa do IOPD

27.06.2014 | 20:59 (UTC -3)

Diretores da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) representam o Brasil na 17ª edição do Diálogo Internacional de Produtores de Oleaginosas (IOPD, na sigla em inglês). O evento ocorre de 30 de junho a 2 de julho em Paris, na França, e fomenta o debate de temas relevantes para a cadeia de oleaginosas numa perspectiva mundial.

Durante o evento, os representantes de cada país apresentam as principais mudanças vividas pelo setor, e os impactos sobre a produção. Também serão discutidas as tendências para o setor de óleos e proteínas, sustentabilidade e meio ambiente na produção, políticas de biocombustíveis, biotecnologia e comercialização entre países. A programação inclui ainda uma visita a uma indústria de óleos e a uma fazenda local.

“Participamos do IOPD desde 2010, quando o Brasil recebeu o evento e participamos da organização. O maior benefício do congresso é a troca de informação qualificada dos maiores players do mercado de oleaginosas do mundo. É o principal debate dos temas relevantes ao mercado”, observa o diretor executivo da Aprosoja-MT, Marcelo Duarte. Dessa troca de informações, podem surgir iniciativas passíveis de serem replicadas por produtores de outros países.

Um exemplo foi a criação da Aliança Internacional de Produtores de Soja (ISGA), fórum que reúne os países com maior produção de soja no mundo: Estados Unidos, Brasil, Paraguai, Argentina. Paralelamente ao IOPD, a ISGA promove sua reunião anual com os associados também em Paris.

Além do Brasil, confirmaram presença no evento representantes da Comunidade Europeia, Argentina, Paraguai, Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro