APROBIO participa da Conferência Rio+20

11.06.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (APROBIO) participará da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, que começa nesta quarta-feira, dia 13, e vai até a sexta-feira da próxima semana, no dia 22, no Riocentro, no Rio de Janeiro.

O presidente, Erasmo Battistella, e o diretor executivo da entidade, Julio Cesar Minelli, são convidados especiais do governo brasileiro nos “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”, uma bateria de painéis de debates. Marcada para acontecer entre os dias 16 e 19, a iniciativa tem o objetivo de promover ainda mais o engajamento de diversos atores da sociedade civil.

A ideia é que os resultados dos debates sejam mais um instrumento para apresentar visões e recomendações aos chefes de Estado e demais representantes de governos reunidos na conferência nos últimos dois dias do evento.

Para nortear os trabalhos dos “Diálogos”, foram escolhidos dez temas estratégicos para a agenda global do assunto, como o desenvolvimento sustentável no combate à pobreza; como resposta às crises econômicas e financeiras; desemprego, trabalho decente e migrações; a economia do desenvolvimento sustentável; a inclusão de padrões sustentáveis de produção e consumo; florestas; segurança alimentar e nutricional; energia sustentável para todos; água; cidades sustentáveis e inovação; e oceanos. Os representantes da APROBIO foram convocados a dar suas contribuições e aportar experiências acumuladas no debate sobre “energia sustentável para todos”.

Além da participação nos debates, a Associação será parceira da Prefeitura de Curitiba no stand da feira de exposições montada em frente ao Riocentro. No local, uma área de 256 metros quadrados, a municipalidade da capital paranaense estará lançando o Hibribus, um ônibus movido a biodiesel e energia elétrica.

Produzido pela Volvo com carroceria da Marcopolo, ele entra em circulação no segundo semestre do ano no circuito normal de transporte coletivo, percorrendo toda a cidade, nas linhas de bairro a bairro e circular. Seu desenvolvimento consumiu investimentos de US$ 20 milhões. O sistema de transportes coletivo da cidade investirá R$ 26 milhões para compra de 60 veículos do modelo.

Curitiba é o laboratório do que os produtores de biodiesel querem levar a todas as cidades sedes de jogos da Copa do Mundo de Futebol em 2014, além do Rio de Janeiro nas Olimpíadas de 2016. O Ministério dos Esportes está entrando no apoio à iniciativa que busca sensibilizar prefeitos, atuais e eleitos, ou reeleitos, em outubro próximo.

Desde 2009 a Prefeitura de Curitiba mantém a Linha Verde, um trajeto de transporte coletivo urbano com 32 ônibus articulados movidos 100% a biodiesel. O ramal está sendo ampliado para que até o final do ano sejam mais de 80 veículos operando desta maneira. Hoje, a Linha Verde transporta 22 mil passageiros por dia, com economia de 20 minutos no tempo de viagem e redução de emissões de 80% de gases poluentes.

Em São Paulo, uma linha de ônibus, a Frota Verde, já circula com 20% de biodiesel misturado no diesel. A prefeitura da cidade já sancionou lei estendendo a medida a todos os ônibus da capital em 2018. Porto Alegre já começou estudos para adaptar sua frota municipal. Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul, também.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025