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A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) organiza a participação brasileira na 30ª Feira Internacional de Havana (FIHAV 2012) com a presença de 25 empresas brasileiras dos setores de alimentos, bebidas e agronegócios; casa e construção; máquinas e equipamentos; e moda. Considerada a maior feira multissetorial de Cuba, a FIHAV 2012 vai reunir mais de 1,2 mil expositores de 30 países, de 4 a 10 de novembro, no Recinto Ferial Expocuba, em Havana.
Em 4 de novembro (mesma data da abertura da FIHAV 2012), será celebrado o Dia do Brasil, às 14h, no pavilhão brasileiro, com as presenças do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Alessandro Teixeira, da diretora de Gestão e Planejamento da Apex-Brasil, Regina Silverio, do embaixador do Brasil em Cuba, José Eduardo Martins Felici, do ministro de Comércio Exterior de Cuba, Rodrigo Malmierca Diaz, e da presidente da Câmara de Comércio de Cuba, Estrella Madrigal.
A Apex-Brasil coordena a participação brasileira na FIHAV desde 2003. Entre as ações realizadas durante a Feira, está a promoção de encontros de negócios com o objetivo de facilitar o acesso de empresas brasileiras ao mercado cubano.
“Nosso objetivo é fortalecer as relações comerciais entre Brasil e Cuba. Buscamos consolidar o Brasil como fornecedor de produtos e serviços para Cuba. Esta é uma oportunidade para que as empresas brasileiras possibilitem aos consumidores locais o contato direto com seus produtos e serviços, em ambientes diferentes dos pontos de venda”, explica Regina Silverio.
A diretora da Apex-Brasil destaca que a participação na Feira reitera a importância do mercado cubano para as empresas brasileiras e também contribui para aprimorar sua atividade exportadora. “As empresas”, ressalta Regina Silverio, “têm, no Centro de Negócios da Apex-Brasil em Havana, inaugurado em 2008, uma importante plataforma de apoio para o acesso às entidades comerciais cubanas”.
As empresas brasileiras que participaram da FIHAV em 2011 realizaram 350 contatos com compradores cubanos e fecharam negócios da ordem de US$ 10 milhões durante a Feira.
Estudo sobre oportunidades de negócios em Cuba, elaborado pela Unidade de Inteligência Comercial e Competitiva da Apex-Brasil, indica que o Brasil se consolidou como o quarto parceiro comercial daquele país, atrás apenas de Venezuela, China e Espanha. Os produtos mais exportados pelo Brasil para Cuba em 2011 foram: produtos metalúrgicos, móveis, carne de frango, carne de boi, arroz, milho, café, soja e seus subprodutos (farelo e óleo).
De acordo com dados do MDIC, as exportações do Brasil para Cuba cresceram 5,9 vezes desde 2003. De janeiro a setembro de 2012, as exportações brasileiras para o mercado cubano totalizaram US$ 411,6 milhões, um aumento de 4% em relação ao mesmo período de 2011.
O Centro de Negócios (CN) da Apex-Brasil em Havana atende, além de Cuba, aos mercados da América Central e do Caribe. O objetivo é estreitar as relações comerciais e facilitar o ingresso de empresas brasileiras no mercado cubano por meio do apoio a contatos comerciais com os órgãos do governo cubano, a embaixada brasileira e as empresas locais.
O escritório organiza listas de compradores, promove rodadas de negócios, dá suporte a missões comerciais, elabora estudos de mercado, organiza visitas técnicas e oferece serviços administrativos diversos. O local é usado também pelas empresas brasileiras como showroom e espaço para armazenagem de material promocional e para reuniões de negócios. Em quase quatro anos de atuação, o CN Cuba já atendeu a 714 empresas.
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