Apex-Brasil e Fiesp promovem seminário sobre oportunidades do mercado norte-americano e iniciativas de apoio ao exportador

16.08.2011 | 20:59 (UTC -3)

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), realiza, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o seminário Mercado Foco Estados Unidos, no dia 17 de agosto. O evento apresentará aos empresários paulistas as tendências, perspectivas e oportunidades do mercado norte-americano, bem como as ações da Apex-Brasil para melhor posicionar o exportador brasileiro no país, tais como as atividades de relacionamento, imagem e promoção desenvolvidas pelo Projeto Fórmula Indy e a estrutura oferecida pelo Centro de Negócios da Agência em Miami.

Para participar deste Projeto, a Apex-Brasil selecionou empresas de alimentos, bebidas e agronegócios; casa e construção; máquinas e equipamentos; tecnologia da informação; moda; economia criativa e serviços, setores que, segundo estudos de inteligência comercial desenvolvidos pela Agência, têm bom potencial no mercado norte-americano.

Durante os seminários, realizados em parceria com as federações estaduais das indústrias, os empresários vão ouvir depoimentos de empresas atuam nos Estados Unidos e também receberão atendimento personalizado dos gestores da Apex-Brasil, aptos a indicar as soluções mais adequadas para cada empresa.

Dentre os serviços e produtos disponibilizados pela Agência estão: o Centro de Negócios de Miami, que apoia a instalação das empresas brasileiras nos EUA, estudos de Inteligência Comercial, ações de promoção na Fórmula Indy, o projeto Tradings do Brasil, o Programa Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) e os projetos setoriais integrados desenvolvidos em parceria com 80 entidades de classe.

Maior importador mundial, os Estados Unidos compraram do mundo, em 2010, mais de US$ 1,9 trilhão em mercadorias. O país é um grande mercado consumidor, não apenas pelo tamanho de sua população, que deve atingir 332 milhões de pessoas em 2015, como também pelo seu poder aquisitivo. Até 2008, os Estados Unidos foram o principal destino das exportações brasileiras, tendo sido superado pela China em 2009. Em 2010, 5834 empresas brasileiras exportaram US$ 24,9 bilhões para o país.

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos foi de US$ 14,6 trilhões no ano de 2010, o que posiciona o país como a maior economia mundial. Para o biênio 2011-2012, as previsões indicam recuperação da economia estadunidense após a recessão gerada pela crise econômica, com taxas positivas de crescimento do PIB per capita, que em 2010 foi de U$ 47.284.

As exportações brasileiras para os Estados Unidos originadas de São Paulo em 2010 atingiram US$ 4,9 bilhões. Os principais produtos exportados pelo estado para aquele país foram: aviões, suco de laranja, álcool etílico, máquinas niveladoras, pneus, café não torrado, partes de motores e máquinas motrizes, papel fibra, ligas de alumínio.

17/08/2011

8h30 às 17h

Tivoli São Paulo - Mofarrej - Alameda Santos, 1437, Cerqueira César, São Paulo - SP

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025