Antoninho Trevisan alertará para “custos invisíveis” durante o 9º Congresso Brasileiro do Algodão

29.07.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

Os custos para produzir envolvem vários fatores e, para Antoninho Trevisan, presidente da Trevisan Consultoria e da Trevisan Editora Universitária, a evolução do custo de produção e do impacto operacional da gestão vai além. Palestrante durante a plenária “Evolução do Custo de Produção e Impacto Operacional da Gestão” no 9º Congresso Brasileiro do Algodão (9º CBA), que será realizado entre os dias 3 e 6 de setembro, em Brasília, ele alerta para “os custos invisíveis” na produção do algodão e de outras commodities agrícolas. E essa será a discussão que pretende levar ao evento.

"O mundo expande suas fronteiras e a abertura comercial só encontra sustentabilidade nos custos competitivos. Muitas vezes, os principais custos não são percebidos pela alta administração. São os custos ocultos. Resultam de retrabalhos por baixa capacitação dos profissionais envolvidos. Outras vezes ,decorrem de falhas na comunicação interna”, diz. “Quais os objetivos a serem alcançados? O time se relaciona horizontalmente? O movimento dos concorrentes é acompanhado? Os tributos estão corretamente planejados? As questões de ordem ambiental são gerenciadas de forma apropriada? Os canais com órgãos públicos são mantidos de forma aberta e transparente? As relações com os sindicatos são gerenciadas? Os balanços podem ser comparados e vistos por acionistas no mundo inteiro?” - estas são algumas das questões que o consultor vai propor ao público do maior encontro da cadeia produtiva do algodão no Brasil.

Trevisan lembra que “esses são alguns custos que não aparecem e que levam muitas empresas ao fechamento sem que se saiba o motivo”. Para ele, não basta controlar os custos das matérias-primas, da mão de obra e de gastos gerais. “Os custos invisíveis são aqueles que, mal praticados ou inexistentes, comem a energia das companhias e levam-nas ao endividamento precoce e inútil, destruindo o valor da empresa”, afirma. “Por isso, eles [os custos invisíveis] merecem uma revisão constante e atenção especial do conselho de administração. Os dirigentes devem estar atentos a eles, ao que raramente acontece."

9º Congresso Brasileiro do Algodão

Promoção: Abrapa - Associação Brasileira dos Produtores de Algodão

Realização: AMPA - Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão

Organização: Ponto Expo Eventos e Congressos

Data: 3 a 6 de setembro de 2013

Local: Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada – Brasília (DF)

Tel.: (11) 5052-0296

Email: contato@congressodoalgodao.com.br

www.congressodoalgodao.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025