Emissões de Cédulas de Produto Rural cresceram 68%
Dados de fevereiro/2025 indicam a soma de R$ 268,84 bilhões
A Anpii Bio promoveu recentemente um jantar em Brasília (DF) para celebrar os avanços do setor de bioinsumos e discutir os próximos passos para a plena regulamentação da Lei dos Bioinsumos. O evento reuniu mais de 100 participantes, incluindo representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Anvisa, CNA, Aprosoja, Abrapa, além de parlamentares e lideranças do setor produtivo.
O Brasil é o maior mercado mundial de bioinsumos, com uma indústria que movimentou R$ 5,7 bilhões na última safra e previsão de crescimento de 60% até 2030. Segundo a Dunham Trimmer LLC, o país já representa 11,3% do consumo global, podendo atingir 16,4% até o final da década.
Para Júlia Emanuela de Souza, diretora de Relações Institucionais da Anpii Bio, a regulamentação é essencial para fortalecer o setor. “Trabalhamos para criar um ambiente favorável à inovação e garantir que os bioinsumos tenham um papel cada vez mais estratégico na produção agrícola”, afirmou.
A Lei dos Bioinsumos, sancionada no final de 2024, foi um marco para o setor, mas regulamentações complementares ainda são necessárias. Durante o jantar, Guilherme de Figueiredo, presidente da Anpii Bio, reforçou a necessidade de políticas públicas e incentivos para manter o Brasil na liderança global do segmento.
A Anpii Bio seguirá atuando para reduzir burocracias, facilitar o registro de bioinsumos multifuncionais e estimular a pesquisa científica, promovendo o crescimento sustentável da Nova Revolução Verde.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura