ANDEF participa do Congresso Sindag Mercosul 2014

18.08.2014 | 20:59 (UTC -3)

A ANDEF (Associação Nacional de Defesa Vegetal) participa nessa semana, de 19 a 21 de agosto, do Congresso Sindag Mercosul (Congresso Nacional de Aviação Agrícola e XXIII Reunião do Comitê Executivo Aeroagrícola do Mercosul), na cidade de Foz do Iguaçu/PR. O evento irá reunir pesquisadores, empresários, técnicos, pilotos e autoridades do setor de todo o Brasil e de mais seis países: Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Venezuela, Equador e Estados Unidos.

Durante o evento, considerado o segundo maior do mundo, serão entregues os certificados para as 20 primeiras empresas certificadas pelo CAS (Certificação Aeroagrícola Sustentável). Trata-se de um programa voluntário de certificação para empresas de aplicação aérea. O objetivo é melhorar a qualidade das aplicações aéreas de defensivos, reduzindo os riscos de danos ao meio ambiente. O programa, que teve início em julho de 2013, propõe capacitação e qualificação das empresas de aviação agrícola e dos operadores aeroagrícolas privados.

Os certificados serão entregues pelo professor Ulisses Antuniassi, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCA/UNESP-Botucatu) já no primeiro dia do evento.

O Congresso Sindag Mercosul 2014 é promovido pelo Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola) e também terá uma feira com 50 estandes com mostras de tecnologia e equipamentos. No segundo dia do evento, os participantes poderão viver um dia de campo com demonstrações de aeronaves em simulações de pulverizações e de combate a incêndios.

Saiba mais sobre o CAS:

O programa é aplicado em três níveis: Nível I: Certificação legal da operação, Nível II: Certificação da qualificação tecnológica da empresa e Nível III: Certificação da conformidade de equipamentos, instalações e procedimentos.

É realizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF), em parceria com a ANDEF (Associação Nacional de Defesa Vegetal) e o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG), tendo como entidades coordenadoras a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCA/UNESP-Botucatu), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Atualmente o CAS já tem 20 empresas certificadas no Nível I e que entram neste segundo semestre na capacitação Nível II. Paralelo a isso, novas empresas estão se inscrevendo no Nível I e serão certificadas até o final de 2014.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025