​ANDAV marca presença em evento sobre uso de defensivos

A Associação foi apoiadora do ENFISA, em sua 14ª edição

16.06.2016 | 20:59 (UTC -3)
Camila Lopes

A ANDAV – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários participou na semana de 6 à 10 de junho, em Goiânia-GO, da 14ª Edição do ENFISA - Encontro de Fiscalização e Seminário sobre Agroquímicos.

O objetivo do evento é buscar a harmonização dos procedimentos de cadastro e fiscalização de comércio e uso de defensivos e conta com a participação dos fiscais agropecuários estaduais e os federais do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de autoridades do setor de fiscalização e representantes de entidades privadas ligadas ao agronegócio.

De acordo com a legislação em vigor, cabe aos estados e ao Distrito Federal a competência de verificar se os defensivos disponíveis nos estabelecimentos de comércio estão regularizados perante os órgãos competentes e se o produtor rural está utilizando os produtos autorizados.

Segundo Diogo Mazotini, gerente jurídico da ANDAV, a Associação apoia o evento e esteve presente em todas as edições, com o objetivo de levar ao conhecimento dos fiscais as dificuldades encontradas por seus Associados. “Desta forma, nos atualizamos dos processos corretos e podemos transferir às empresas as informações das diretrizes e exigências para o adequado comércio dos produtos”, explica.

“O apoio de Associações, como a ANDAV, é fundamental para a realização do evento, uma vez que o envolvimento destas instituições ajuda a fortalecer o setor como um todo. É imprescindível que toda a cadeia se envolva na tomada de decisões conjuntas, na tentativa de uniformizar o processo de cadastro e fiscalização de defensivos no país. Sobretudo, porque as discussões que acontecem no ENFISA possibilitam as devidas orientações a serem observadas nas legislações vigentes e nas propostas a serem desenvolvidas”, afirma Regina Lúcia Sugayama, diretora da Agropec Consultoria em Defesa Agropecuária, organizadora do evento.


Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025