Termina vazio sanitário da soja no PR e no MT
O Nutrir - Empresa Junior de Nutrição de Ruminantes - integrado por alunos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp de Botucatu realizou, de 3 a 7 de setembro, uma expedição a propriedades rurais localizadas em Mato Grosso e Goiás.
O objetivo da expedição foi proporcionar aos participantes (professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação) a atualização das condições reais de sistemas intensivos e sustentáveis de produção de carne e leite, e ainda de produção agropecuária comercial onde é praticada a Integração Lavoura-Pecuária (ILP) em Sistema Plantio Direto (SPD).
Através da visita às propriedades os alunos puderam identificar os fatores que levam ao sucesso e os fatores que são, até o momento, limitantes a adoção de ambos os sistemas.
O próximo passo é somar o conhecimento científico do grupo à experiência transmitidas pelos produtores durante a expedição para gerar pesquisas capazes de solucionar os principais problemas identificados e validar as técnicas já bem sucedidas, mas ainda não explicadas cientificamente.
Roteiro
A expedição do Nutrir começou em Alto Taquari, no Mato Grosso, na Fazenda Alvorada, propriedade que pratica cria, recria e engorda em um sistema intensivo de produção, com enfoque na produção de novilho super-precoce.
No município de Mineiros, em Goiás, foi visitada a Fazenda Conquista, que produz três mil litros de leite por dia e utiliza o sistema de produção a pasto no período de chuvas e confinamento na seca.
Por fim, os estudantes conheceram a Fazenda Santa Fé, em Santa Helena de Goiás, propriedade com mais de 25 anos de experiência no Agronegócio. Atualmente, a Santa Fé vem aproveitando os ganhos proporcionados pelo sistema de Integração Lavoura-Pecuária para se especializar na engorda de bovinos realizada em grande escala.
Nutrir
A expedição é mais uma das realizações do Nutrir, que começou como grupo de estudos e desde 2006 atua como empresa júnior. As atividades do Nutrir têm como objetivo conscientizar os alunos participantes sobre a importância da nutrição de ruminantes no panorama mundial.
Periodicamente, o grupo promove reuniões em que são discutidos temas técnicos relevantes e atuais, buscando aprofundar os conhecimentos dos participantes e desenvolver um senso crítico e uma visão mais apurada na área de nutrição de ruminantes.
Outro objetivo do grupo é a realização de cursos e simpósios, além da extensão universitária, envolvendo visitas técnicas a propriedades e empresas rurais, além de apoio técnico dado a produtores rurais da região.
Mais informações sobre o Nutrir através do site
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu (FCA) e Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF) -
/
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura