Sementes e mudas: consulta pública por mais 30 dias
Alunos dos cursos de Engenharia Agrícola e Agronomia da ULBRA, Canoas/RS, realizaram visitas técnicas para conhecer mais o que o mercado de trabalho tem utilizado no cultivo diário.
Os estudantes, das disciplinas de Recursos Florestais e de Olericultura, foram acompanhados pelo professor Vitório Poletto Ferreira.
A localidade de Quatro Colônias, no interior do município de Campo Bom/RS é conhecida pela forte cultura de hortaliças. Dentre os produtores de destaque está Cristiano Jaeger, que recebeu os estudantes da Universidade em sua propriedade. Durante a visita, os acadêmicos tiveram a oportunidade de acompanhar a limpeza das bandejas, preparo e formulação do substrato, semeadura manual e semimecanizada, condução da muda nas estufas (irrigação, proteção com telas de sombreamento, controle ambiental, repicagem, manejo de ervas daninhas, controle de pragas e moléstias) e manutenção de estufas.
A segunda visita foi no setor de produção de mudas da empresa Tanac, localizada no município de Montenegro/RS. Os profissionais Marcos Behling e Carlos Neimar Kuhn mostraram a produção de mudas de acácia-negra, além de proporcionar aos alunos contato com o setor de beneficiamento de sementes, confecção de substrato e sua composição, preenchimento de tubetes e semeadura mecanizada (semeadura a vácuo). Os estudantes também conheceram as estufas de produção e manejo da muda tradicional e experimentos de clonagem com estacas.
Gabriel de Mello
Imprensa ACS ULBRA Canoas
51 3477 9167 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura