Produções de milho e algodão são destaques da safra de grãos 2011/2012 no Tocantins
A Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), que acontece entre os dias 11 a 15 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes, chega a sua 18ª edição com expectativa de público de 25 mil pessoas. A Alta Genetics participará do evento destacando a importância do melhoramento genético nos rebanhos.
Com o intuito de ampliar o nascimento de animais geneticamente superiores foram desenvolvidas diversas técnicas ao longo dos anos. A primeira foi a reprodução controlada nos bovinos por meio da inseminação artificial (IA). Isto permitiu o aperfeiçoamento dos métodos de criopreservação do sêmen, facilitou a estabilização das estações de monta, o acasalamento direcionado para cada fêmea e a concentração dos nascimentos em determinadas épocas.
O avanço tecnológico permitiu otimizar a multiplicação além da genética do touro, obtida com a inseminação artificial e a da vaca - a partir do desenvolvimento das técnicas de superovulação, coleta de embriões associadas a sua transferência e, mais recentemente, a fertilização in vitro (FIV). Uma das etapas deste processo é o uso da aspiração folicular intravaginal orientada por ultrassonografia (OPU), que visa a recuperação de oócitos para serem fertilizados in vitro.
O aprimoramento das condições de cultivo embrionário in vitro, assim como as técnicas de aspiração de oócitos in vivo, tornou viável a aplicação da produção de embriões in vitro em escala comercial, sendo importante seu desenvolvimento dentro do atual contexto de incremento da produtividade na pecuária. Este fato é decorrente do melhor aproveitamento da genética superior da fêmea associada ao acasalamento com touros de altíssimo valor genético.
A produção de embriões está em franco crescimento na América Latina, em especial no Brasil.Contrariando o ceticismo inicial, a FIV atualmente é uma biotécnica consolidada com expressivo número de animais nascidos por este procedimento. Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial de embriões bovinos, oriundos de fertilização in vitro.
O aumento da produção de embriões in vitro no Brasil contrasta com o cenário mundial contemporâneo. Países e/ou regiões, que tinham participação expressiva no mercado, apresentaram estagnação ou retração na atividade. Os números divulgados pela Sociedade Internacional de Transferência de Embriões (IETS) mostram que: a única região em que a transferência de embriões (TE) apresentou evolução semelhante ao Brasil foi a Ásia, particularmente na República Popular da China, onde predomina-se o uso de embriões congelados e importados. É importante salientar que, por se tratar de uma técnica relativamente nova, o monitoramento rigoroso das doadoras, dos oócitos coletados, dos embriões e dos produtos nascidos, é de fundamental importância para que esta técnica seja utilizada com segurança e de forma adequada.
O programa AltaEmbryo da Alta Genetics tem como objetivo disponibilizar aos clientes prenhezes originadas dos mais conceituados rebanhos do Brasil por meio um custo-benefício vantajoso para o criador. São matrizes rigorosamente selecionadas e acasaladas com os melhores touros provados das raças de leite e corte, que promovem uma rápida evolução genética para o rebanho.
O AltaEmbryo alia fazendas de alto rigor de seleção genética, parcerias com laboratórios que prezam pela qualidade do serviço prestado e inúmeros procedimentos focados na redução de custos do produto final, dentre eles, a não necessidade de compra de receptoras, já que estas são selecionadas dentro do rebanho do próprio cliente. A Alta Genetics possui importantes parcerias no Programa AltaEmbryo: Fazenda Sete Estrelas Embriões (com décadas de atuação no mercado pecuário e seleção genética, possui rebanho da raça Nelore de alto potencial genético. Foi vencedora por três anos consecutivos do prêmio “Nelore de Ouro”); Fazenda Xapetuba (referência genética na raça Girolando. De 2008 a 2011 foram produzidos mais de 1000 animais oriundos de FIV); Fazenda Morada Corinthiana (30 anos de seleção na raça Girolando e muita premiação em exposições nacionais); Fazenda Guzerá IT (um dos mais importantes criatórios da raça Guzerá do país, selecionando animais de alto potencial produtivo com respaldado em avaliação genética. Pioneira na avaliação de eficiência alimentar da raça).; Fazenda São João (quinta maior produtora de leite da raça Holandês do Brasil); Tropical Genética (maior produtora de leite da raça Gir Leiteiro do Brasil e mais de 20 anos de seleção na raça Gir Leiteiro); Uberbrahman (conceito em genética sustentável, tendo como base de seleção precocidade e rusticidade, desenvolvendo métodos de avaliação dos animais através de rigorosas provas de ganho de peso e avaliação de carcaça)e Tufubarina (referência no Brasil na criação de animais da raça Senepol, sendo hoje considerada uma das precursoras da raça no país, e seus animais já são formadores de plantéis de outros criadores).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura