Alerta Percevejo FMC leva capacitação e conhecimento gratuito a produtores

26.10.2015 | 21:59 (UTC -3)
Thaís Frausto

O percevejo é considerado uma das pragas que mais prejudicam e atacam a cultura da soja, pois o dano é direto no grão afetando a qualidade, o vigor e alterando o balanço de proteínas e óleos de semente. Segundo o pesquisador da Embrapa Soja, Samuel Roggia, o prejuízo pode chegar de 10 a 20% na produção, caso não haja qualquer controle no campo.

Diante deste cenário, iniciou nesta segunda-feira (26/10) o programa Alerta Percevejos para os produtores rurais do País. Idealizado e desenvolvido pela FMC Agricultural Solutions, o programa tem o objetivo de levar conhecimento e informação sobre a prevenção e controle de surtos dos percevejos por meio de orientações técnicas e passará pelos principais estados brasileiros produtores de soja e milho, em eventos até janeiro de 2016. A campanha também contará com informações e dicas de manejo nas mídias sociais que podem ser visualizadas e compartilhadas na página da FMC no Facebook com a #AlertaPercevejo.

O entomologista Mauro Tadeu Braga será o responsável por apresentar os temas das palestras, destinadas a produtores e consultores da FMC. “O palestrante convidado é conhecido nacionalmente no segmento de agronomia, no qual tem vasta experiência e por este motivo sua participação será de extrema importância”, ressaltou Adriano Roland, gerente de inseticidas da FMC.

Roland ressalta a importância dos eventos Alerta Percevejos promovidos pela FMC. “É uma maneira pela qual os participantes não somente ganham mais conhecimento sobre técnicas e produtos, como recebem informações sobre a situação atual da praga e dicas para o seu manejo”, explica o representante. “Investir em soluções de qualidade que levem produtividade e rentabilidade para o produtor é o nosso compromisso. Precisamos estar juntos ao produtor para entender sua necessidade específica e, assim, contribuir com seu sucesso”.

Cada fase de ataque do percevejo tem sua solução. Na soja, tudo começa na dessecação, onde a praga não causa dano, mas está presente no ambiente em plantas invasoras, que servem como hospedeiros secundários, além de outras culturas como o milho e feijão, presentes em quase todas as regiões produtoras de soja. “Nesta fase o objetivo principal é diminuir a população de adultos, em um momento que estão mais expostos. Desta forma, recomendamos a aplicação do inseticida Mustang, que possui um excelente efeito de choque, um rápido controle dos percevejos.

O percevejo inicia sua colonização no final do ciclo vegetativo da soja quando ainda não causa dano, mas temos visto uma população cada vez maior nesta fase. Neste momento, a principal praga normalmente é a lagarta, mas com o aumento da população de percevejos mais uma vez há a necessidade de diminuir a população de adultos. “O produtor vem buscando produzir cada vez mais e também otimizar os seus custos, mantendo os níveis populacionais de pragas abaixo do nível de dano econômico, protegendo o seu investimento. Por isso, soluções tecnológicas que tenham flexibilidade de uso e alta eficiência são vitais para o sucesso do manejo de pragas”, afirma o representante. Ele recomenda o uso do inseticida Hero, que além do ajudar no manejo de lagartas de difícil controle como a fala medideira, seu diferencial também é a sua alta eficácia no controle de percevejos nesta fase vegetativa, não desequilibra ácaros e é excelente de manusear, pela menor dose e formulação que facilita o armazenamento e o preparo da calda.

Por sua vez, no estado reprodutivo é o momento onde o dano é direto na produtividade e na qualidade do grão ou na semente, causando maiores prejuízos para a cultura da soja. É neste momento que o produtor precisa de um produto completo, que atue nas diversas fases da praga, com alta eficiência e que proporcione o maior período de controle possível. “Neste caso indicamos o inseticida Talisman, que é eficaz contra percevejos na suas mais diversas fases, um produto completo. Através da sua formulação diferenciada, tem excelente efeito de choque, maior permanência na folha e sistematicidade, proporcionando um controle diferenciado com um excelente residual. É importante dizer que Talisman esta presente na Solução Combinada Soja e também na cultura do milho”

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025