ESPECIAL AGRISHOW: Negócios na Agrishow 2017 alcançam R$ 2,2 bilhões
Número de visitantes também obteve crescimento, além da alta qualificação destacada pelos expositores
Um mapeamento que estima, informa e projeta a produtividade agrícola em menos de um minuto, com alta taxa de acerto (acima de 90%) e a um preço viável a todos os produtores rurais, por meio de uma plataforma na web ou por um aplicativo no celular. A solução, fundamental para a melhoria do agronegócio mundial, é oferecida pela Agronow, startup sediada em São José dos Campos (90 km de São Paulo), que é presença confirmada na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2017), que ocorre de 9 a 13 de março, no Centro Agrotecnológico de Palmas.
A empresa, que participa pela primeira vez do evento, pretende expandir seu mercado na região e vê na Agrotins uma oportunidade de estreitar o relacionamento com o público e interagir com os produtores rurais, apresentando em tempo real durante o evento os resultados da plataforma, disponível via web e aplicativo.
No estande da Agronow, o produtor poderá, por exemplo, ver a sua propriedade a partir de imagens de satélite e checar, entre outras informações, a produtividade agrícola para a próxima colheita, em menos de um minuto, assim como levantar informações de colheitas passadas, permitindo quadros comparativos e análises históricas, criando um verdadeiro big data do campo.
Na prática, o mapeamento oferece ao agricultor a possibilidade de localizar pragas, aplicar insumos de maneira mais eficiente, identificar áreas mais e menos eficientes e, mais importante, prever quanto a safra vai produzir, além de fornecer dados sobre o atual estágio do cultivo.
“Oferecemos ao agricultor a possibilidade de entrar em uma nova era de informação do campo”, explica Antonio Morelli, CEO da Agronow.
Feita por meio de trabalhos de campo e com taxa de acerto inferior, análises semelhantes às oferecidas pela Agronow – com mapas de produtividade, umidade, temperatura, além dos índices de vegetação, de área foliar e de vegetação ajustado ao solo – chegam a custar 500 vezes mais e demoram meses para ficar pronta. O mapeamento oferecido pela Agronow custa a partir de R$ 19,90 por mês.
A tecnologia oferecida pela Agronow também começa a ganhar espaço nos âmbitos mercadológicos e financeiros, já que suas informações podem ser usadas por seguradoras agrícolas, bancos, trades e órgãos governamentais.
“Nossa solução é a única plataforma de inteligência agrícola que fornece números sobre a previsão da colheita de qualquer fazenda do Brasil, sem necessidade de dados de campo ou informações históricas da propriedade, possibilitando uma análise rápida de qualquer propriedade produtiva”, esclarece Walkiria Sassaki, diretora de operações da Agronow.
“Criamos a Agronow para que qualquer proprietário rural tenha acesso a dados relevantes, promovendo a inclusão tecnológica, independentemente de seu poder aquisitivo ou tamanho da sua propriedade”, explica Morelli. “Colocamos o monitoramento por satélites sobre o sítio, fazenda ou região de interesse do usuário ao alcance de um clique. Queremos ajudar a cultivar o futuro e colher os benefícios da antecipação de informações essenciais ao planejamento e gestão em todos os níveis do agrobusiness”, finaliza o CEO.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura