AgroGalaxy anuncia renúncia do diretor presidente e reestruturação interna

Axel Labourt deixa o comando da companhia; Eron Martins assume interinamente a presidência e acumula funções; empresa protocolou pedido de recuperação judicial

18.09.2024 | 14:29 (UTC -3)
Revista Cultivar
Eron Martins
Eron Martins

A AgroGalaxy Participações S.A. informou sobre uma série de mudanças em sua administração. As alterações incluem a renúncia de importantes membros do conselho de administração e da diretoria, além da nomeação de um novo diretor presidente. As mudanças já estão em vigor, conforme comunicado ao mercado e acionistas, em cumprimento à Lei das Sociedades por Ações e regulamentações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Axel Jorge Labourt, que ocupava o cargo de diretor presidente, renunciou ao posto, além de suas funções nos comitês de sustentabilidade, pessoas e financeiro. Em substituição, Eron Martins, até então diretor financeiro e de relações com investidores, foi nomeado para o cargo de diretor presidente de forma interina. Martins acumulará temporariamente as responsabilidades de diretor financeiro e de relações com investidores, com apoio da consultoria externa LCSCS Consultoria, liderada por Luiz Conrado Sundfeld.

A empresa também anunciou a saída de outros membros de sua governança. Mauricio Luís Luchetti, Eduardo de Almeida Salles Terra, Benildo Carvalho Teles, Welles Clovis Pascoal e Larissa Yastrebov Pomerantzeff renunciaram aos cargos no conselho de administração e nos comitês em que atuavam. Todas as renúncias tiveram efeito imediato.

Eron Martins, novo diretor presidente interino, ingressou na AgroGalaxy em agosto de 2023. Formado em Matemática e Administração de Empresas, Martins possui vasta experiência no setor financeiro, com passagens como CFO em empresas como Nadir Figueiredo, Lavoro Agro e Saint-Gobain. Sua carreira abrange mais de 28 anos em áreas que vão do agronegócio à indústria e tecnologia da informação.

A AgroGalaxy anunciou que, devido à reorganização estrutural, elegerá novos membros para o conselho de administração e para o comitê de auditoria estatutária em momento oportuno, seguindo as diretrizes de seu estatuto social.

Recuperação judicial

Além disso, a AgroGalaxy requereu hoje sua recuperação judicial. Conforme a empresa, a medida faz parte de um plano de reestruturação para enfrentar desafios financeiros recentes. O pedido foi feito de forma emergencial, em resposta ao vencimento antecipado de operações financeiras. O objetivo é proteger os ativos da companhia e de suas investidas, além de permitir uma reestruturação da sua estrutura de capital. A empresa se compromete a adotar medidas para reduzir custos e otimizar operações.

Segundo Eron Martins, a decisão de recorrer à Justiça foi tomada após tentativas de evitar esse caminho. "A medida é necessária para proteger o negócio e garantir que a empresa continue trabalhando junto aos agricultores", afirmou o novo CEO. A AgroGalaxy, fundada em 2019, consolidou -se como uma das maiores plataformas de varejo de insumos agrícolas no país, com uma área de cultivo de 8 milhões de hectares e mais de 30 mil clientes. Em 2023, a empresa registrou uma receita líquida de R$ 9,3 bilhões.

Nos últimos anos, o cenário econômico tornou-se mais complexo para o setor agroindustrial. Fatores como a queda nos preços das commodities, adversidades climáticas e o aumento dos custos de produção afetaram diretamente a liquidez dos produtores rurais, elevando a inadimplência. Esse quadro impactou significativamente suas finanças.

A empresa, além do pedido judicial, informou pretender implementar novas medidas para aumentar a eficiência operacional. Entre as ações estão a redução de custos fixos, melhoria do mix de produtos e otimização do capital de giro, com foco em estoques e recebíveis. O objetivo é garantir a sustentabilidade da companhia no médio e longo prazo.

A petição inicial do pedido de recuperação judicial pode ser lida no arquivo pdf abaixo.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro