Canchim realiza curso de morfologia e julgamento na Feicorte
Novos híbridos, um deles com a segunda geração da tecnologia Bt, prometem aumentar a produtividade no campo ao mesmo tempo em que reduzem o impacto no meio ambiente.
Durante a Agrobrasília 2010, que acontece de 11 a 15 de maio, os agricultores poderão conhecer a segunda geração de biotecnologia de milho, oferecida pela Dekalb já na próxima safra de verão (2010/2011). As principais novidades são o milho YieldGard VT PRO (MON 89), que garante o controle às principais pragas que atacam a cultura, e o YGRR2 (MON 810 x NK 603), que combina a resistência a insetos e a tolerância ao glifosato.
Segundo a empresa, esses benefícios são viabilizados por meio dos altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento da marca Dekalb, preocupada em oferecer os melhores híbridos para os agricultores. Os novos híbridos aumentam ainda mais as vantagens que a biotecnologia pode gerar no campo, como aumento significativo de produtividade e renda, e redução dos impactos ambientais, devido à redução do uso de agroquímicos e de máquinas.
O YieldGard VT PRO produz duas proteínas inseticidas do Bt (Bacillus thuringiensis), que garante controle eficiente da lagarta-do-cartucho, da lagarta-da-espiga, da broca européia do milho, da broca asiática do milho e da broca-do-colmo. “O milho YieldGard VT PRO é um avanço tecnológico, além de ser mais uma ferramenta para o Manejo Integrado de Pragas (MIP) e uma opção eficaz e prolongada de Manejo de Resistência de Insetos (MRI) na cultura”, afirma Ricardo Miranda, diretor de desenvolvimento tecnológico da Monsanto, empresa responsável pelo desenvolvimento da tecnologia. Além disso, o YieldGard VT PRO permite a redução da área de refúgio em 50%, ou seja de 10% para 5% da área plantada.
Já o milho YGRR2 protege a plantação contra as principais pragas da cultura, controlando a broca e suprimindo a lagarta-da-espiga e a lagarta-do-cartucho, devido à produção da proteína de Bt. Ao mesmo tempo, a tecnologia é tolerante ao herbicida glifosato, que controla plantas daninhas e é aplicado em pós-emergência. A tecnologia foi aprovada pela CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) em novembro de 2009 e aguarda aprovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para o uso de Roundup Transorb e Roundup WG em pós-emergência.
“A tecnologia YGRR2 é a primeira tecnologia combinada para o mercado de milho no Brasil. Ela possibilitará a diminuição do número de aplicações, fato que contribui para a redução do impacto dos inseticidas dispersados no ambiente, tornando a produção mais sustentável e melhorando a produtividade sem o aumento do uso de insumos”, diz Miranda.
O Bacillus thuringiensis é uma bactéria encontrada naturalmente no solo e que, por sua ação inseticida contra lagartas, é utilizada na agricultura orgânica há décadas.
Mais híbridos
Além das novidades, a Dekalb vai aproveitar a Agrobrasília para demonstrar as vantagens das sementes, geneticamente modificadas e convencionas, que já estão disponíveis aos agricultores.
Entre os híbridos com a tecnologia YieldGard, que protegem as lavouras contra os ataques da lagarta-do-cartucho, lagarta da espiga e broca do colmo, há:
- DKB 390 YG: para regiões abaixo de 700 metros de altitude, tem ótima qualidade de colmo e de raiz e alto potencial produtivo. É indicado para os primeiros plantios de Verão e Safrinha.
- DKB 393 YG: seu grande diferencial é a alta tolerância a doenças, principalmente à Puccinia polysora e à cercospora. Seu uso é recomendado para os primeiros plantios de Verão nas áreas altas (acima de 700 metros de altitude).
Quem optar por cultivar híbridos convencionais, também encontra opções nos materiais da Dekalb, como o DKB 175, híbrido com alto potencial produtivo e ótima sanidade foliar, características importantes para a região Centro-Norte, nos plantios acima de 700 metros de altitude. O DKB 399 tem bom potencial produtivo, uma vez que tem ótima sanidade foliar.
Saiba mais no site
.
Fonte: CDI Comunicação Corporativa - (11) 3817-7927
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura