Prêmio Arysta de Fornecedores premia os melhores parceiros comerciais de 2016
A Arysta LifeScience realizou no início de maio um grande encontro com seus principais distribuidores, fornecedores e consultores de mercado do agronegócio
A décima edição da AgroBrasília foi realizada entre os dias 16 a 20 de maio. Com público recorde, 99 mil visitantes estiveram presentes no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci durante os cinco dias de evento. A Feira Internacional dos Cerrados superou todas as expectativas.
Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), a AgroBrasília contou com a presença de 430 expositores de diversos segmentos do agronegócio e movimentou um montante de 710 milhões em valores negociados, 20% a mais do que na edição passada.
Levantamento prévio realizado junto aos Bancos aponta que algumas instituições aumentaram em 50% os resultados em relação à edição anterior da Feira. Todas tiveram um rendimento em montante e em número de propostas, pelo menos, 20% maior do que em 2016. Outro destaque deste ano foi a diversificação do portfólio de produtos e serviços que as instituições financeiras ofereceram durante a AgroBrasília, como seguros e consórcios, por exemplo.
Consolidada como uma vitrine das novidades do setor agropecuário, as empresas expositoras trouxeram para a AgroBrasília 2017 grandes inovações no quesito máquinas, implementos e equipamentos agrícolas. Máquinas inovadoras e insumos que prometem melhorar e auxiliar os agricultores na produção também estiveram disponíveis para os visitantes da décima edição da Feira.
Segundo Leomar Cenci, presidente da Coopa-DF, a AgroBrasília fortalece o agronegócio da região: “nesses dez anos, o salto de produtividade que observamos no campo foi muito grande. Houve incremento de 30% na produtividade, não só no PAD-DF, mas em toda a região. Isso se deve a AgroBrasília. O produtor que tem interesse em buscar tecnologias irá encontrá-las na Feira. A AgroBrasília tem como missão apresentar as inovações disponíveis para o produtor rural, seja ele de pequeno, médio ou grande porte”, disse.
Atenta às questões de responsabilidade social e ambiental, a Feira teve como tema "Transmitir Conhecimento Garante Inovação". Todas as entidades participantes desenvolveram atividades ligadas à educação ambiental para todas as idades. A abordagem contribuiu para o fortalecimento da imagem do Agronegócio como ente gerador de oportunidades e multiplicador de ideias construtivistas.
Grandes eventos estiveram em pauta durante a Feira, foi o caso do IV Seminário de Economia Agrícola da AgroBrasília, que abordou a questão da sucessão familiar no meio rural, tema de suma importância no modelo atual de gestão nas propriedades.
Além disso, a questão do uso e conservação de recursos hídricos foi abordada e discutida durante todo o evento, tanto nos estandes, quanto na programação da Feira. A AgroBrasília realizou o Fórum Águas do Cerrado, que discutiu formas de otimizar a utilização da água pela agricultura.
Presentes em edições anteriores e mais forte neste ano, a área internacional da AgroBrasília contou com a presença de diversos países, como México, Angola, Colômbia, Peru, Honduras e Romênia. Foi realizado, ainda, o Diálogo Internacional: Oportunidade, Tecnologia e Transmissão de Conhecimento entre Culturas, que teve como objetivo a parceria entre os países e a troca de experiências em relação ao setor agrícola dos países presentes.
O Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (EVAF) neste ano contou com 14 circuitos com tecnologias testadas e voltadas ao agricultor familiar. Já o Dia de Campo da Integração Lavora-Pecuária-Floresta, tradicional na Feira, foi promovido pela Embrapa e levou grande número de produtores rurais, técnicos e estudantes à Feira. Sob forte expectativa, empresas e produtores souberam o resultado do Dia de Campo da Competição de Cultivares de soja.
A décima edição da AgroBrasília foi palco da exposição PAD-DF 40 anos e AgroBrasília 10 anos, que apresentou toda a história e pioneirismo da região e, cronologicamente, os dez anos de Feira. Foi lançado, ainda, durante os dias de evento, o livro que marca os 40 anos do PAD-DF.
De acordo com Ronaldo Triacca, coordenador-geral da Feira, “a AgroBrasília superou todas as nossas expectativas. A Feira foi um sucesso, com satisfação total dos expositores e do público. Para nós, da organização, é uma grande alegria ter finalizado essa décima edição, que é um marco para nós e para a região como um todo. Então, estamos realmente com sentimento de dever cumprido e com números muito satisfatórios”, disse.
Com uma grande pauta cheia de eventos promovidos por expositores, novidades, inovações tecnológicas e uma forte presença dos visitantes, a décima edição da AgroBrasília encerra-se com muitas expectativas para 2018.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura