Pesquisa cria biossensor para detectar cobre em cafeeiro
Biossensor baseado em um peptídeo representa um avanço na detecção de íons de cobre presentes na planta do café
A Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia (CBPA) congrega instituições de ensino, pesquisa e extensão, cooperativas, produtores de sementes, entidades governamentais, privadas e industriais voltadas para o desenvolvimento da cultura da aveia no Brasil. A primeira reunião da Comissão foi realizada em Florianópolis, em 1978. Desde então, a comunidade científica tem se reunido todos os anos para apresentação dos principais resultados obtidos com a pesquisa da aveia, bem como para planejar os trabalhos que formam a rede de experimentação da CBPA.
Fazem parte da Comissão: Cooperativa Central Gaúcha LTDA (CCGL Tec), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Trigo), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), Fundação ABC para Pesquisa e Divulgação Técnica Agropecuária, Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Universidade de Passo Fundo (UPF) - Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, Lages) Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - Faculdade de Agronomia “Eliseu Maciel”, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Centro de Ciências Rurais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Faculdade de Agronomia, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (DEAg/UNIJUÍ) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, Pato Branco).
Entre os objetivos da Reunião da CBPA estão a organização da pesquisa com aveia no Brasil; apresentar os principais resultados obtidos pela pesquisa de diferentes instituições; propiciar o encontro de pesquisadores para o planejamento das pesquisas em rede; avaliar resultados para definir quais linhagens podem ser promovidas a cultivares; quais materiais farão parte dos Ensaios Regionais e Brasileiros, entre outros.
No dia 21 de março, a Agroalpha passou a fazer parte da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia (CBPA). O pedido de inscrição da empresa foi aprovado por unanimidade pelos membros da comissão, durante a XXXVII Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia, que aconteceu em Passo Fundo (RS), na Universidade de Passo Fundo (UPF), entre os dias 21 e 23 de março. Com isso, a Agroalpha, empresa privada pioneira no melhoramento genético de aveia preta no Brasil, passará a ter seus novos materiais avaliados, também, em testes conduzidos pela comissão. Na ocasião, também foi aprovado o ingresso do SETREM (Sociedade Educacional Três de Maio) na CBPA.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura