Agristar recebe CEPEA para debater mercado de cebola e tomate

27.06.2013 | 20:59 (UTC -3)
Felipe Boni

A Agristar, líder no mercado nacional de sementes para hortifruticultura, promoveu nos dias 17 e 18 de junho o ETEC, um encontro anual de treinamento dos técnicos envolvidos na comercialização dos produtos da Agristar para garantir o melhor atendimento ao produtor.

No segundo dia de evento, a Agristar, em parceria com o CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada - ESALQ/USP), realizou a palestra sobre “Perspectiva Econômica e Gestão Sustentável das Culturas de Cebola e Tomate”, ministrada pelo Pesquisador de Hortaliças do Projeto Hortifruti, João Paulo Bernardes Deleo.

Os técnicos puderam debater assuntos como sustentabilidade ambiental, econômica e social, boas práticas de gestão rural, mitos do custo de produção e a importância do cálculo do custo de produção para os produtores.

“Quando falamos em gestão sustentável e custo de produção, a questão de mercado e de preço é muito importante para o produtor entender o que está acontecendo, quais são suas perspectivas e como ele pode se planejar em função delas. No entanto, o produtor é um tomador de preço e não um formador de preço. Logo, o mecanismo que está em suas mãos e que ele tem condições de modificar é a gestão da fazenda, buscando uma administração melhor, mais eficiente”, explica o Pesquisador de Hortaliças do Projeto Hortifruti, João Paulo Deleo.

O ETEC é uma das iniciativas da Agristar para promover a formação de seus técnicos e levar conhecimento aos produtores rurais.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025