Syngenta investe em centro de pesquisa em Uberlândia
Foi aberta na última quinta-feira (02) a Agriminas - Feira de Agricultura Familiar do Estado de Minas Gerais -, organizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg). Até domingo (05), 100 expositores comercializarão produtos da agroindústria familiar como queijos, doces, vinhos, licores, cachaças, entre outros, além de peças de artesanato típicas. A expectativa é que, durante os quatro dias, mais de 30 mil pessoas passem pela Serraria Souza Pinto.
A cerimônia de abertura contou com a presença do atual Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues, o presidente da Confederação Nacional do Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Ercílio Broch, prefeitos de municípios do interior e representantes de entidades de classe.
Diante de uma platéia composta por centenas de agricultores familiares, o ministro Guilherme Cassel falou que, apesar de toda a dificuldade de se organizar eventos desse porte, os resultados são muito positivos. Salientou que o Governo Federal tem investido cada vez mais em ações de incentivo como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que vem apresentando grandes resultados. “A feira também é a oportunidade para as pessoas que moram na cidade conhecerem a grande variedade dos produtos vindos do campo”, declarou. O ministro fechou sua fala com a afirmação de que a feira tem potencial para um espaço ainda maior e que terá seu apoio. “Comprometo a apoiar e contribuir para que a Agriminas ganhe um espaço no Expominas. Aguardo o projeto da Fetaemg para voltarmos a avaliar e darmos andamento ao assunto”, concluiu.
Já o secretário Gilman Viana Rodrigues reforçou em seu discurso a importância da feira para o setor agropecuário e como o espaço torna-se um ambiente de negócios, permitindo que os pequenos agricultores mostrem a qualidade de seus produtos. “É o momento de eles se abrirem para novos mercados. Parabenizo a ousadia desses produtores, que podem ser considerados empreendedores”, disse.
O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, disse que a Agriminas é um espaço político, social e econômico conquistado pela agricultura e de suma importância para o setor. O seu objetivo é levar para além das porteiras a riqueza dos produtos cultivados pelas famílias. Vilson também reforçou sobre a necessidade de políticas públicas mais arrojadas e eficientes para desenvolver, capacitar e valorizar os agricultores familiares. “A agricultura familiar representa mais de 70% da geração de trabalho no campo e de produtos agrícolas produzidos no país. É necessário que as ações do Governo extrapolem a agricultura latifundiária e comecem a dar mais ênfase no pequeno produtor rural, nos verdadeiros homens e mulheres do campo”, declarou.
Quem visitar a feira, além de conhecer um pouco mais sobre a cultura e as tradições do interior, vai poder degustar todas as “delícias da roça”. Entre as principais atrações estão moinhos de milho e demonstração da preparação da rapadura.
A organização da 5ª AgriMinas é da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg), com o apoio do Governo Federal, Governo Estadual, além da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Sindicato de Trabalhadores Rurais filiados (STRs), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Banco do Brasil.
Evento: 5ª Agriminas
Período: 2 a 5 de setembro
Entrada: R$ 2,00
Local: Serraria Souza Pinto
Endereço: Avenida Assis Chateubriand, 809 - Centro
MHD Comunicação
(31) 3504-1139
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura