BB amplia oferta de cartões para o agronegócios
Na 35ª Expointer, que começa neste sábado (25), os agricultores familiares terão maior espaço para exporem e comercializarem seus produtos. O Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF), que já era um dos mais visitados nas edições anteriores da feira, foi ampliado pelo Governo do Estado, com objetivo de proporcionar maior conforto aos visitantes e expositores. Com o aumento dos espaços, a expectativa é de que as vendas no setor aumentem em 25% em relação ao ano passado, quando foi gerada receita de R$ 1 milhão.
São mais mil metros quadrados, além dos 3.500 metros quadrados já existentes. No novo pavilhão haverá espaço para 16 cooperativas, para produtos da biodiversidade, para a Emater, um auditório para debates e palestras, espaço para participação de Escolas Técnicas de Ensino Agrícola e para a comercialização da Ceasa (Centrais de Abastecimento do RS), que terá uma mini-Ceasa instalada dentro do Parque de Exposições. Além disso, os estandes para os expositores no pavilhão antigo aumentaram de 169 para 191 nesta edição. Neste local, haverá, também, mais duas novidades: a Praça dos Orgânicos, com oito expositores, e a Praça da Cachaça, com sete expositores.
A reformulação e ampliação do espaço das cozinhas, com destaque para pratos típicos da culinária italiana, café colonial, comida campeira, peixe na taquara e comida no chapão (polenta, queijo, etc) deve ser outro atrativo do Pavilhão da Agricultura Familiar. Para ocupar os espaços novos das cozinhas, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e a Emater proporcionaram um curso de capacitação aos expositores, a fim de qualificá-los para atendimento ao público.
A abertura oficial do Pavilhão da Agricultura Familiar ocorrerá no dia 30 de agosto, ás 11h, com a presença de autoridades como o Governador Tarso Genro, o Ministro de Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, o secretário de Agricultura Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi e o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan. A Microusina de Álcool do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) voltará a expor no PAF e o Armazém da Agricultura Familiar terá novidades na feira.
No Palco de Apresentações do Pavilhão, estão programados diversos eventos culturais e artísticos.
A comemoração do Ano Internacional do Cooperativismo, com entrega de placa homenageando os participantes do Grupo de Trabalho que elaborou a política estadual do Cooperativismo, está programada para o espaço do Cooperativismo, implantado dentro do Pavilhão da Agricultura Familiar.
No auditório do PAF, ocorrerão debates, seminários e eventos importantes. Entre eles, está o projeto de qualificação e certificação do queijo artesanal serrano, promovido pela Emater, e um Seminário de Agroecologia. Também está incluído na programação do Pavilhão um seminário sobre Sucessão Familiar no Campo; um debate sobre a Política para Povos e Comunidades Tradicionais (indígenas e quilombolas); entre outras temáticas.
O melhor salame exposto no Pavilhão da Agricultura Familiar vai ser premiado, pois foi instituído o Concurso do Salame da Agricultura Familiar. Os produtos oriundos da agricultura familiar, como vinho, uva, pêssego e citrus, terão dias temáticos dedicados a eles, além de concursos entre os estandes, como uma forma de destacar e incentivar esta produção.
Na oportunidade, serão firmados convênios entre a Secretaria e diferentes entidades, além da adesão de alguns municípios ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Grandes caravanas com milhares de agricultores familiares, articuladas pelos movimentos sociais do campo, estão programadas para visitar o Parque de Exposições e o Pavilhão da Agricultura Familiar.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura