Agricultura: é tempo de Helicoverpa, buva e ferrugem

24.09.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fundação Chapadão

Ao iniciarmos o plantio da safra 2013/14, os agricultores devem ficar alerta a diversos fenômenos que vem ocorrendo na agricultura dos Chapadões. Em 1981 a presença de nematoide dos cistos, ocasionou sérios danos excluindo alguns agricultores do processo produtivo, algo semelhante ocorreu em 2001 com a chega da ferrugem asiática da soja, e em 2006 percebemos os primeiros sintomas com nematoides pratilenchus, em fim entre uma safra e outra fatores decorrente de nosso sistema de produção aparecem com mais ou menos intensidade, uns são resolvidos de imediato outros perduram por safras e safras, em 2012 foram percebidos os primeiros ataques provocado pela lagarta Helicoverpa em lavouras de soja, milho, algodão, girassol, nabo forrageiro, enfim a lista é longa, praga esta que ainda nossos pesquisadores não apresentaram soluções efetivas e seguras, isto, por que estamos no início de convivência com esta lagarta, a nossa esperança é que para esta safra avançaremos nesta direção.

Somando a estas pragas, os agricultores da região dos Chapadões em 2013 se depararam com a planta daninha chamada Buva, este é mais um produto produzido pelo nosso sistema produtivo e que temos que contornar.

A Fundação Chapadão através de seu diretor executivo Edson Borges, manifesta grande preocupação, decorrente a oportunidade que o sistema soja vem oferecendo aos produtores rurais, e, alerta se não repensarmos nosso sistema de produção estes lucros imediatos podem nos levarem a prejuízo a médio ou a longo prazo.

A garantia de uma boa agricultura passa pelos princípios de rotação de cultura e monitoramento das adversidades que por ventura venha a aparecer em nosso sistema produtivo, e intervenções efetivam devem ser feitas de imediato para que os sistema produtivo se perdure por décadas e década. Edson coloca a equipe de pesquisadores da Fundação para junto, aos produtores acharem soluções efetivas para os problemas eminentes que devem ocorrer na agricultura dos Chapadões na safra que se inicia.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025