Importância do manejo das pastagens para alavancar a produção de arrobas por hectare é abordado em congresso
Nesta sexta-feira (14), o fiscal federal Divaldo da Silva Cunha, chefe de Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário da Superintendência Federal da Paraíba (SFA-PB) irá participar do lançamento do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC). O evento ocorre em Natal (RN).
“A presença da SFA-PB neste evento é importante, para que a Paraíba adquira o conhecimento necessário do programa para que este seja realizado no estado de forma efetiva e eficiente”, diz Cunha. Divaldo comenta ainda que a antecipação estado vizinho é de grande valia, pois possibilita que a Paraíba aprenda com erros e acertos dos potiguaras.
Em junho de 2010 o governo Federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) lançou o Programa ABC, que tem como finalidade incentivar o uso de técnicas que ampliem a eficiência na lavoura e reduzam a emissão dos chamados gases de efeito estufa.
Segundo Divaldo, a presença de gestores e técnicos que atuam na agricultura, meio ambiente, pesquisa, extensão rural e desenvolvimento agrário, é fundamental para que os mesmos se tornem multiplicadores dessas ações em suas unidades de trabalho nos estados. O ABC abrange também cinco subprogramas: Recuperação de Pastagens Degradas, Sistemas de Plantio Direto, Integração Lavoura-Pecuária-Florestas (LPF), Fixação Biológica de Nitrogênio e Cultivo de Florestas Comerciais.
As regras para o financiamento do Programa ABC foram aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional em agosto do ano passado e o programa contará com R$ 3,15 bilhões, nas carteiras do Banco do Brasil e do BNDS, para safra de 2011/2012.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura