Cooperativas de crédito recebem recursos do Funcafé
Participantes da 37ª Reunião da Comunidade Internacional da Pimenta (CIP) discutem, em Belém/PA, desafios e estratégias para o setor.
Questões fitossanitárias, apoio técnico e tecnológico, acesso a material genético, redução do custo de produção da pimenta-do-reino no Brasil e a agregação de valor ao produto, por meio de processamentos adequados foram apontados pelo diretor de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Odilson Silva, como maiores desafios para o setor. Silva participou da abertura da 37ª Reunião da Comunidade Internacional da Pimenta (CIP), na noite de segunda-feira (30/11).
O diretor, que representou o ministro Reinhold Stephanes, levantou as oportunidades para o mercado brasileiro como a produção e a exportação de pimenta-do-reino orgânica, a indicação geográfica do produto e a promoção de campanhas para mostrar a história e a importância da especiaria nos contextos internacional e dos países membros da CIP. Silva afirmou que essas ações, bem articuladas, vão agregar valor e melhorar o comércio da pimenta-do-reino.
Odilson Silva lembrou também a importância da integração das ações da Comunidade Internacional da Pimenta com organizações internacionais que atuam para proteger a saúde dos consumidores, como o Codex Alimentarius, a Convenção Internacional para a Proteção dos Vegetais e a Organização Mundial de Propriedade Intelectual.
CIP - O grupo é composto pelos seis países que mais produzem pimenta-do-reino no mundo: Vietnã, Índia, Brasil, Malásia, Indonésia e Sri Lanka. A comunidade deve formalizar o convite para que a China também se torne membro. A reunião termina na sexta-feira (4), com visita de campo a uma propriedade produtora de pimenta-do-reino em Castanhal/PA.
Produção – A pimenta-do-reino foi introduzida no Brasil em 1933 pelos japoneses e teve como porta de entrada o Pará. O estado produz quase 90% do total nacional, seguido por Espírito Santo e Bahia. Por ano, são colhidas cerca de 40 mil toneladas de pimenta-do-reino no País, que ocupa o terceiro lugar entre os que mais cultivam o produto no mundo.
Leilane Alves
Mapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura