Dow AgroSciences demonstra a eficácia de suas soluções no Show Tecnológico de Verão da Fundação ABC
Novos cultivares, seus rendimentos, análises de resistência e eficiência de práticas agrícolas para produção de soja serão apresentados aos agricultores familiares de Tapera/RS, nesta sexta-feira (22), durante evento "Um Dia no Campo". A iniciativa, que contará com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tapera e da Fetag/RS, visa demonstrar 25 experimentos de campo de empresas de tecnologia voltados para soja. A expectativa é de que cerca de 400 agricultores e agricultoras familiares façam parte da capacitação.
Na oportunidade, o MDA vai debater sobre o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel e a integração do agricultor familiar na cadeia produtiva do biodiesel. Agentes financeiros que operam o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no estado - como Banco do Brasil, Banrisul e Bansicred – também participam do dia de campo para a agricultura familiar. No encontro os participantes terão a oportunidade de conhecer a carteira do Pronaf, tirar dúvidas e discutir sobre questões de crédito.
O evento é parte das ações da Usina produtora de biodiesel Bianchini, para o fortalecimento da agricultura familiar do Rio Grande do Sul, conforme critérios do Selo Combustível Social. A empresa obteve a concessão do Selo em novembro de 2012, quando entrou no mercado de biodiesel, e tem 53 anos de experiência em esmagamento de soja.
A empresa possui contratos com cooperativas da agricultura familiar e com agricultores individuais e, nesta safra, deve envolver direta a indiretamente (por meio das cooperativas), quase 40 mil agricultores nesta cadeia produtiva.
O Selo Combustível Social integra as ações desenvolvidas pelo MDA para promover a inserção qualificada de agricultores familiares na cadeia de produção do biodiesel. A iniciativa compõe o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), que foi criado pelo Governo Federal, em 2004, para implementar de forma sustentável a produção e o uso do biodiesel, com enfoque na inclusão social e no desenvolvimento regional, via geração de emprego e renda.
Agricultores e técnicos interessados em participar do dia de campo podem entrar em contato pelo telefone (51) 2108-9000 ou comparecer na sede da Grandespe, em Tapera, no dia 22, a partir das 14h.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura