FMC apresenta novo site de percevejos com consultoria online e lança Manual de Percevejos
Os agricultores familiares atingidos pela estiagem na Região Sul já podem acessar a linha de crédito especial para investimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no Banco do Brasil. Por meio desse agente financiador os agricultores terão acesso ao financiamento de até de R$ 10 mil com a finalidade de reconstruir ou revitalizar as atividades produtivas geradoras de renda, implementar práticas de uso, manejo e conservação do solo e da água, implantar projetos de irrigação, formar e melhorar as pastagens e a produção e conservação de forragem destinada à alimentação animal. Tudo deverá ser feito com base em projeto técnico.
A linha especial de crédito, criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para o enfrentamento da estiagem da Região Sul tem bônus de adimplência de 20%, taxa de juros de 1% ao ano; e prazo de reembolso de até 10 anos, incluídos até três anos de carência, a ser estabelecido com base no cronograma físico-financeiro constante do projeto técnico. O Banco do Brasil tem R$ 400 mil para a linha especial, o que permite estimar que mais de 40 mil famílias serão beneficiadas
“O crédito emergencial permite a ação estruturante. O agricultor familiar que acessa essa linha tem a possibilidade de organizar sua propriedade, de estruturar sua produção, o que é fundamental até para enfrentar as futuras oscilações climáticas. É um recurso com subsídio e com ações de assistência técnica e extensão rural”, explica o secretário de Agricultura Familiar (SAF/MDA), Valter Bianchini.
Para ser beneficiado com o crédito especial, o agricultor deverá primeiro procurar a empresa de assistência técnica e extensão rural de seu município ou um técnico de sua confiança que está credenciado nos bancos para elaborar projetos de crédito. Será com a orientação do extensionista ou do técnico que ele desenvolverá o projeto, que especificará como o recurso do financiamento será aplicado. De posse do projeto e da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), o agricultor deverá se dirigir ao Banco do Brasil para solicitar a contratação do crédito.
Além do Banco do Brasil, o Bansicredi, o Banrisul, a Cresol Central, a Cresol Baser, o Bancoob/Sicoob e o BRDE irão operar a linha especial de crédito. A previsão é que esses bancos iniciem suas operações até o fim de setembro.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura