Agricultores de 13 Estados receberam informações sobre o uso correto de defensivos agrícolas e manejo de plantas daninhas

17.12.2014 | 21:59 (UTC -3)

A Iniciativa 2,4-D, grupo formado pelas empresas ADAMA, Atanor, Dow AgroSciences, e Nufarm para gerar informação técnica sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, realizou 74 treinamentos em 2014 em todas as macrorregiões do Brasil. Ao todo 3,5 mil produtores, técnicos e operadores de equipamentos participaram das palestras de professores e pesquisadores sobre o herbicida 2,4-D e a tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas. “O 2,4-D desempenha um papel fundamental no manejo de plantas de difícil controle, como Buva, Leiteiro, Picão-preto e Nabiça. É essencial que os agricultores conheçam as formas corretas de utilização desta importante ferramenta”, explica Mauro Rizzardi, Professor Doutor da Universidade de Passo Fundo e parceiro da Iniciativa 2,4-D.

No treinamento sobre 2,4-D foram abordadas informações técnicas sobre a molécula, suas características físico-químicas, situação regulatória, estudos de toxicidade, segurança no campo e manejo de resistência de plantas daninhas. Nos treinamentos sobre tecnologia da aplicação, os agricultores aprenderam a importância da escolha e utilização correta dos equipamentos de pulverização, observação das condições climáticas como vento e umidade, além de como evitar a deriva. O produtor rural Mateus Tochetto, que acompanhou o evento de Campo Grande (MS), afirmou que as informações recebidas serão refletidas em impactos positivos na aplicação de herbicidas em sua propriedade. “Este tipo de ação muda os nossos conceitos sobre o uso de defensivos e passamos a pensar mais sobre nossas escolhas”, diz.

Os eventos foram realizados em parceria com entidades como a Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e com a Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Paraná (EMATER). “Os excelentes resultados da série de treinamentos, que contou com elevado número de interessados, comprovaram a importância deste tipo de ação. O produtor brasileiro está aberto ao aprendizado, valoriza os benefícios da tecnologia agrícola e está cada vez mais comprometido com práticas sustentáveis”, afirma a coordenadora da Iniciativa 2,4-D, Ana Cristina Pinheiro.

A Iniciativa 2,4-D é um grupo formado por representantes das empresas ADAMA, Atanor, Dow AgroSciences e Nufarm, que, com apoio acadêmico, tem como propósito gerar informação técnica sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, além de apoiar projetos que abordem esta questão, como o Projeto “Acerte o Alvo – evite a deriva na aplicação de agrotóxicos”, realizado no Paraná. O foco é educar o produtor sobre a importância da utilização correta de tecnologias que garantam a qualidade da aplicação dos defensivos agrícolas. O grupo defende que o uso adequado das tecnologias de aplicação e a precaução para evitar a deriva são essenciais para garantir a eficácia e a segurança ambiental na utilização de defensivos agrícolas. A Iniciativa 2,4-D se apresenta como fonte de informação e esclarecimento, que, apoiada por estudos acadêmicos, visa desmistificar o emprego do 2,4-D.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025