Bayer mais próxima dos empresários agrícolas
Um novo modelo de plantadeira de grãos e gramíneas, formulado pelo agricultor familiar Edmilson Ferreira, do município de Ibititá, em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA), está sendo lançado durante a Fenagro 2011. A Plante Bem, que unifica três etapas no processo de plantio, foi apresentada aos agricultores no Portal das Cadeias Produtivas, montado pela Secretaria da Agricultura (Seagri), no Parque de Exposições de Salvador.
Segundo Edmilson Ferreira, a plantadeira, que vem sendo desenvolvida há dois anos, diminui a agressão e compactação do solo, além de gastar menos combustível e de ter um menor custo de manutenção. “A Plante Bem pode ser usada no plantio de milho, feijão, mamona, sorgo e brachiaria. O agricultor também pode plantar e adubar ao mesmo tempo, graças aos dois compartimentos que o equipamento possui”, explica idealizador da máquina.
O técnico da EBDA, Edmar Dourado, que auxiliou no desenvolvimento da plantadeira, explica que o produto é ecologicamente correto e que, por esse motivo, a EBDA investe na difusão da nova tecnologia. “Enquanto outras plantadeiras similares custam R$ 28 mil, a Plante Bem custa R$ 2 mil. É acessível e o manejo é simples, uma ótima solução para a agricultura familiar”, afirma o técnico.
Os interessados podem encontrar o produto em exposição no stand da cadeia produtiva de Mamona, até o encerramento da Fenagro, no próximo dia 4 de dezembro.
Fernanda Deiró
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura