Agregação de valor nas cadeias produtivas é tema de evento

07.06.2010 | 20:59 (UTC -3)

Evento realizado pelo Instituto Universal de Marketing em Agrobusiness em parceria com a Klein Associados vai discutir questões estratégicas para o desenvolvimento da economia brasileira.

Visando proporcionar uma grande reflexão sobre as questões de agregação de valor para a economia nacional, São Paulo (SP) vai sediar, em 18 de junho, no hotel Tivoli Mofarrej, o primeiro encontro para discutir o tema “Agregação de valor nas cadeias produtivas da economia brasileira”. O evento será realizado pelo I-UMA (Instituto Universal de Marketing em Agrobusiness) em parceria com a Klein &Associados (empresa de consultoria empresarial) e reunirá empresários, economistas, importantes entidades nacionais e convidados especiais para uma série de palestras e debates sobre diversos temas relacionados ao setor.

O objetivo principal da iniciativa é proporcionar um debate qualificado sobre o tema “Agregação de valor”, com enfoque no câmbio, na tributação, na logística, no desenvolvimento industrial com avanço tecnológico e em parcerias. “Nesse encontro, queremos fazer reflexões e preparar pessoas para negociações econômicas, discutindo com isenção e embasamento e apresentando, informativamente, um conjunto de dificuldades e indicações para superação. O I-UMA aposta em ações práticas que disseminem esse conhecimento”, afirma José Américo da Silva, presidente do I-UMA.

A programação contará com pautas estratégicas para a competitividade do País nos mercados nacional e internacional, propondo reflexão e disseminação das políticas comerciais e do marketing para estabelecer alianças, novas formas de negociação, comercialização para uma maior eficiência e competitividade de todo o complexo produtivo brasileiro diante das oportunidades e dos desafios do cenário econômico mundial.

“Agregação de valor é uma expressão guarda-chuva, pois abrange um universo, mas cada elo das chamadas cadeias produtivas entende que o valor deve ser agregado visando ao seu interesse. Abordaremos, no entanto, as questões da cadeia produtiva em busca de soluções para todas as partes envolvidas, com debates esclarecedores e inovadores, sem objetivos reivindicatórios. Com isso, ganharemos em competitividade, em visão estratégica e até em um amadurecimento do mercado”, explica Odacir Klein, advogado e sócio-majoritário da Klein & Associados, que já atuou também como secretário da Agricultura e do Abastecimento do RS e como ministro dos Transportes do governo de Fernando Henrique Cardoso.

A abertura oficial terá a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Dr. Miguel Jorge. Também está confirmada a participação do presidente da APEX BRASIL, Alessandro Teixeira, e dos especialistas Roberto Troster, na área de câmbio, Clóvis Panzarini, em tributação, e Luis Enrique Baldez, em logística.

Sobre o I-UMA

O Instituto Universal de Marketing em Agribusiness é uma instituição brasileira de ensino, presidida por José Américo da Silva, com sede em Porto Alegre (RS). Credenciada pelo MEC, é voltada à capacitação, à cultura e à pesquisa de todos os elos da cadeia produtiva do agronegócio no País. Há quase dez anos, o I-UMA vem capacitando empresários, gestores de empresas, profissionais e negociadores com o objetivo de ampliar seu conhecimento multidisciplinar do agronegócio e de instrumentalizá-los para um novo mercado socioeconômico internacional. Em seu portfólio, o instituto oferece cursos de pós-graduação, MBA, extensão, cursos “in company” e cursos ” in farm”, além de promover seminários, workshops e eventos nacionais como o AGRIMARK BRASIl, já em sua sétima edição.

Por sua vocação e dedicação exclusiva ao conhecimento especializado nas relações de negócios e marketing no Agribusiness, o I-UMA tornou-se referência nacional. Recebe alunos de todo o Brasil para participar de seus programas. Por seu conhecimento no agronegócio e seus programas no segmento, está constantemente presente em canais da mídia eletrônica, voltados para o meio rural brasileiro.

Sobre a Klein & Associados

A Klein Associados é uma empresa com sede em Brasília - Klein Assessoria x Consultoria LTDA. –, que tem como principal integrante o ex-ministro Odacir Klein e entre os seus clientes a Ubrabio (União Brasileira de Biodisel), a CCGL (Cooperativa Central Gaúcha de Leite), a Cotrijuí (Cooperativa Agroindustrial) e a Abramilho (Associação Brasileira dos Produtores de Milho). Atua em parceria com consultores especializados em diversas áreas.

PROGRAMAÇÃO:

Data: 18 de junho de 2010

Local: Hotel Tivoli Mofarrej – Alameda Santos, 1.437 – São Paulo (SP)

Horário: Das 8h30 às 17h

Credenciamento: 8h

Abertura oficial: 8h30/ 9h30

Convidado: ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Dr. Miguel Jorge

I PAINEL - 9h30/ 10h15

Palestra: “VALOR AGREGADO E CÂMBIO”

Convidado: Roberto Luis Troster

Doutor em economia – FEA/ USP. Foi economista e chefe da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), da ABBC (Associação Brasileira de Bancos) e do Banco Itamarati, além de diretor do Banco Finasa de Investimento. Prestou consultoria para instituições financeiras nacionais e internacionais, incluindo o Banco Mundial, a Supervisão Bancária da Colômbia e o Fundo Monetário Internacional. Foi professor da PUC-SP, da USP, do Mackenzie e da Universidade Agostinho Neto (Angola). É autor de livros e artigos.

II PAINEL - 10h 30/ 11h15

Palestra: “VALOR AGREGADO E TRIBUTAÇÃO”

Convidado: Clóvis Panzarini

Economista, formado pela USP, com pós-graduação em macroeconomia e matemática aplicada à economia. Fez curso de especialização em finanças públicas e tributação na Jica (Japan International Cooperation Agency), em Tóquio, no Japão. Trabalhou na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo no período de 1968 a 2002, tendo, nos últimos oito anos daquele período, ocupado a função de coordenador da administração tributária. De 1970 a 1987, foi professor de Teoria do Desenvolvimento Econômico e de Macroeconomia na Faculdade de Economia das FMU. No período 1987/88, trabalhou também como assessor especial da Comissão de Tributação, Orçamento e Finanças da Assembleia Nacional Constituinte. É autor de diversos artigos e coautor de livros sobre tributação. Atualmente é sócio-administrador da CP CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA.

III PAINEL - 11h15/ 12h

Palestra: “VALOR AGREGADO E LOGÍSTICA”

Convidado: Luis Henrique Teixeira Baldez

Engenheiro civil, especializado em planejamento econômico e projetos pelo Banco Mundial. Tem especialização em planejamento econômico e em análise financeira de projetos (Bird), especialização em regulação de projetos de concessão de serviços públicos (Bird), foi secretário de Transportes Terrestres do Ministério dos Transportes (1999 a 2002) e consultor para as áreas de Logística e Regulação.

IV PAINEL - 14h/ 14h45

Palestra: “VALOR AGREGADO E A INDUSTRIALIZAÇÃO”

Convidado: Ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra, e presidente da Ubabef (União Brasileira de Avicultura).

V PAINEL - 14h45/ 15h30

Palestra: “RESPONSABILIDADE SOCIAL E DESENVOLVIMENTO RURAL”

Convidado: Palestrante do Grupo Nestlé

VI PAINEL: 16h/16h45

Palestra: “MERCADOS NACIONAL E INTERNACIONAL, CUSTOS FINANCEIROS E PARCERIAS ESTRATÉGICAS”

Convidado: Alessandro Teixeira

Doutor em economia industrial e tecnológica pela Universidade de Sussex, Inglaterra. Presidente da APEX Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. Presidiu a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), foi coordenador de Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior do Governo Brasileiro, secretário-executivo do CDNI (Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial), bem como conselheiro dos Fundos Setoriais do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia). Em abril de 2008, assumiu a Presidência da WAIPA – World Association of Investment Promotion Agencies. Em outubro de 2009, foi eleito presidente da Redibero (Rede Ibero-Americana de Organismos de Promoção Comercial). Atualmente, Teixeira é também secretário-executivo dos Fóruns de CEO´s Brasil-EUA, Brasil-Inglaterra e Brasil-Índia e do Joint Economic and Trade Committee (JETCO Brazil-UK), além de ser membro do World Economic Forum. Desde março de 2009, também é comissário-geral do Brasil na Expo Xangai 2010. É conselheiro do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE Nacional.

Encerramento: 17h

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025