Agerp lança sistema inédito de mapas interativos para beneficiar a agricultura familiar

21.01.2013 | 21:59 (UTC -3)
Leocândida Rocha

A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp/MA), órgão ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) lança, por meio de seu site oficial (

) um sistema inédito no Maranhão, composto por mapas, (Mapas Agerp), no formato i3Geo (software para internet baseado em um conjunto de outros softwares livres).

O foco principal do sistema é qualificar o planejamento da Agerp para o segmento da Agricultura Familiar, por intermédio da pesquisa e integração de mapas e dados produzidos ou existentes, disponibilizando a técnicos, gestores, agricultores familiares e público em geral, dados geográficos e um conjunto de ferramentas de navegação, geração de análises e de mapas sob demanda.

“Com esta iniciativa, a Agerp avança consideravelmente, quando fornece informações relevantes para seus gestores e principalmente para a sociedade, tornando o governo do estado, um agente promotor de transparência de suas ações”, afirmou o presidente da Agerp, Jorge Fortes.

Para o diretor de Pesquisa e Planejamento da Agerp e coordenador do programa, Wellington Matos, o aplicativo tem como função primordial, construir e integrar mapas temáticos interativos na internet e disseminar dados geoespaciais produzidos pela Agerp e parceiros. Desta maneira, é possível realizar o cruzamento de informações para análise da localização e de ações de planejamento de Pesquisa Agropecuária e Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) desta Agência e do governo de modo geral.

“O Maranhão é o quarto estado a ter um sistema de mapas que contribuem para o desenvolvimento da agricultura familiar. Os outros três, são Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte”, enfatizou Matos. Ele ressaltou a viabilidade de análise dos indicadores das políticas públicas desenvolvidas pelos Ministérios do Desenvolvimento Social (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O programa possibilita ainda a identificação da quantidade de beneficiários do programa federal Bolsa-Família em cada município, a visualização de projetos de assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, (Incra), de terras indígenas demarcadas, da hidrografia e de estradas.

O sistema é hospedado em um modo aberto e flexível. Portanto, novas camadas poderão ser inseridas conforme o planejamento da Agerp, Sedes e demais órgãos estaduais. Para isso, é necessário que haja avaliação prévia de equipe técnica da Agerp e dos membros do Comitê de Trabalho sobre Indicadores Rurais do Maranhão (Cirma).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025