Adubação e Nutrição de Olerícolas será tema de palestra no ENTEC$

18.05.2012 | 20:59 (UTC -3)
Mayara Martins

No dia 23 de maio, a partir das 9h, o pesquisador da Embrapa e coordenador da capacitação, o Eng. Agr. Dr. Flávio Fernandes Júnior, palestrará sobre “Adubação e Nutrição de Olerícolas” no Encontro Nacional de Tecnologias de Safra – ENTEC$. É a segunda vez que ele participa do evento, e afirma que se sente honrado pelo convite.

“Feliz por ter a oportunidade de entrar em contato com um bom número de produtores de hortaliças e poder contribuir com eles transmitindo informações que podem ajudá-los a conduzir melhor seus empreendimentos”. O tema foi objeto de seu mestrado, onde realizou diversos experimentos relacionados à nutrição de morangueiros, além disso, atuou durante seis anos como suporte técnico a produtores de hortaliças integrados a Sapori Produtos Alimentícios Ltda., uma fábrica de conservas.

Nos dias 9 e 10 de maio, Fernandes lecionou o segundo módulo do Curso de Olericultura para técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e parceiros do Vale do Rio Cuiabá, um programa de capacitação continuada, e abordou o manejo integrado de pragas, controle de doenças e nematóides, plantas invasoras e técnicas de aplicação de defensivos em hortaliças, ele afirma que este tema era importante “por conta dos problemas relacionados às pragas e doenças que podem ser influenciados pela nutrição das plantas”. Afirmou Dr. Flávio

Para Fernandes, falar de nutrição de plantas para produtores requer uma adequação do tema para uma linguagem bem mais acessível, pois a base do assunto são processos fisiológicos e interações químicas e bioquímicas. “Abordarei o requerimento das plantas em relação aos nutrientes, como as plantas absorvem os íons e como sintetizam carbono, abordarei também a interação com o solo e aspectos que podem influenciar positivamente e negativamente a absorção de nutrientes. E farei um fechamento com aspectos práticos relacionados aos procedimentos de fertilização, explicando o que deve ser feito para obter boas produtividades, com uma adequada relação custo benefício e favorecendo a boa sanidade das plantas”.

O engenheiro agrônomo finaliza que deixará claro qual o papel do agricultor e o que deve ser realizado por um técnico da área, procurando assim transmitir que o custo com as análises adequadas vale a pena.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025