Adubação de Pastagem e Boi de Ciclo Curto são temas de palestras do Dia de Campo Famato/Senar-MT

14.06.2011 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa FAMATO

Tudo pronto para o Dia de Campo Famato/Senar-MT, que será realizado na próxima sexta-feira (17), na estância Anna Sophia (a 50 km de Cuiabá). Um dos palestrantes, o zootecnista e consultor Adilson de Paula Almeida Aguiar, apresentará o funcionamento das etapas de um “Programa de Manejo da Fertilidade dos Solos sob Pastagem”. Além disso, abordará sobre o cenário atual e o futuro do sistema boi de ciclo curto, que visa a antecipar o período de abate do animal.

Segundo Aguiar, o programa é dividido em seis etapas. A primeira delas é a escolha da área onde será feita a medição e o mapeamento para, em seguida, ser realizada a coleta de amostras de solos que devem ser enviadas para análise em laboratório. Há também a etapa da interpretação da análise de solo e recomendações de correção e adubação. Após essas etapas vem a execução do programa e avaliação dos resultados técnicos e econômicos. “Abordarei também os tipos de adubação e quais devem ser usadas após a avaliação econômica de cada opção, como quantidade de cada fonte, custos com frete e com aplicação”.

Durante o Dia de Campo, Aguiar falará também sobre o boi de ciclo curto na pecuária que, segundo ele, não é uma prática nova, porém menos de 10% dos pecuaristas a utilizam. “Na minha palestra demonstrarei como funciona o sistema, como está o cenário atual e o futuro. A genética de cada animal, diferencial de seleção, correlação entre as características selecionadas e o intervalo entre as gerações, nutrição, sanidade e manejo dos animais são alguns dos fatores que influenciam a produção do boi de ciclo curto”.

Os participantes também conhecerão mais sobre a técnica silivipastoril, que combina plantio de árvores com produção de pastagem e criação de gado numa mesma área, manejados de forma integrada, cujo objetivo é incrementar a produtividade na fazenda. O palestrante será o engenheiro agrônomo e proprietário da estância Anna Sophia, Arno Schneider.

O presidente do Sistema Famato, Rui Prado, ressalta que os sistemas que serão apresentados no Dia de Campo são sustentáveis e compatíveis com as orientações que a entidade busca dar aos produtores. “A Famato e o Senar-MT apóiam as tecnologias sustentáveis que permitem o maior aproveitamento possível das áreas já abertas para produção. Queremos que os produtores tenham acesso ao conhecimento sobre as técnicas já implementadas com sucesso na fazenda Anna Sophia”.

Para participar do Dia de Campo da Famato/Senar-MT basta fazer a inscrição nos sites das entidades realizadoras (

ou

) e clicar no banner do evento. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas.

O evento também conta com o apoio da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), da empresa Rural Centro e o patrocínio das empresas Premix, Sementes Lavroquímica e Champion.

Para mais informações ligue no (65) 3928-4471 ou envie um e-mail para

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025