Adir do Carmo Leonel completa 50 anos de seleção

08.07.2010 | 20:59 (UTC -3)

O pecuarista Adir do Carmo Leonel comemora em 2010, meio século de trabalho de seleção genética de gado nelore PO e POI. Para marcar a data, 24ª edição do Leilão do Adir será realizada dia 14 de agosto, em Ribeirão Preto, Fazenda Estância 2L, a partir das 11h, com a participação da Agropecuária Santa Bárbara como promotora.

A promessa do selecionador é um leilão histórico, com a oferta de animais de cabeceira – formadores da base do plantel da fazenda – e exemplares fechados em sangue indiano e adaptados à realidade nacional, em um total de 20 fêmeas e um macho. No mesmo dia, a partir das 16 h, será a vez do 4º Leilão Adir Gir Leiteiro, com 20 lotes.

A cartilha de criação de Adir de Carmo Leonel tanto no Nelore quanto no Gir, reza pelo perfeito enquadramento racial, longevidade, produtividade, funcionalidade, equilíbrio de formas, aprumos corretos e consistência genética. "A base está na genética pura para assegurar qualidade por muitas gerações", comenta Adir do Carmo Leonel. “Todos os animais apresentam qualidades raciais e famílias com históricos de produtividade e habilidade materna, que caracteriza a consistência genética que desenvolvemos todos os dias em nosso plantel”, completa.

A transmissão é do canal Terra Viva. A Quality e Avanti são responsáveis pela assessoria técnica do Nelore é a Gir Leite, do Gir Leiteiro. Organização das leiloeiras Leilonorte e MP2.

Adir do Carmo Leonel – Em meio século de seleção, Adir do Carmo Leonel firmou-se como um dos mais importantes e tradicionais criadores da raça Nelore por desenvolver um gado que influenciou diversas gerações e pecuaristas: animais com fortes características raciais e produtividade provada em campo. Anos de trabalho com animais POI resultou em um plantel com forte consistência genética, ao mesmo tempo que adaptado às necessidades brasileiras.

Adir é pecuarista de profissão e mantém a seleção elite em Ribeirão Preto e a pecuária de corte no centro-oeste, atuando em todo o ciclo da atividade. Homem de origem simples aprendeu a lida desde menino e com determinação e olho para o bom gado, construiu um nome respeitável na história da raça Nelore. Como membro de entidades classistas, participou ativamante da Associação de Criadores de Nelore do Brasil e do conselho da Associação Brasileira de Criadores de Zebu além do colégio de jurados da ABCZ até 1990. Esteve presente nos primeiros julgamentos de pista de pilares da raça como Chummak, Inca, Ludy de Garça, Vasuveda POI CS e Gangayah POI do Brumado.

O seu conhecimento sobre pecuária rendeu-lhe respeito no meio. Atualmente difunde a ideia de recuperação do sangue POI (indiano) no rebanho por considerá-lo primordial na manutenção das características raciais. Como prova disso, mantém uma seleta vacada acasalada com sêmen de touros indianos fechados como o Karvadi, Golias, Varedo, Akasamu além do reprodutor Hogum POI da Zebulândia VR, de propriedade de Adir e uma opções de sangue puro Golias IMP. Adir mantém hoje um do maiores bancos genéticos do país.

Cláudia Palaci

Lettera Assessoria de Imprensa

041. 3018-7068

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025