Especialistas em soja participam da abertura da colheita de arroz
Parceria com o IRGA leva conhecimento técnico para lavouras rotativas
Em parceria com a Cooperativa Agrícola Mista Sul Riograndense (Camsul), a Adama promoveu, na útlima sexta-feira (17/02), a segunda edição do Mulheres do Agronegócio. O encontro foi realizado na sede da cooperativa em Santa Maria (RS) e teve como objetivo promover a troca de conhecimento e experiência entre as cerca de 70 mulheres participantes.
“Quando realizamos o Dia de Campo da Camsul, reparamos que a presença do público feminino era cada vez mais frequente. A partir dessa observação, vimos a necessidade de criar algo voltado exclusivamente a elas”, explicou Stele Carlesco, gerente Administrativo da cooperativa. “A Camsul acredita que este contato mais direto com as mulheres é fundamental, já que cada vez mais elas estão ocupando o campo”, completa.
Segundo pesquisa realizada pelo IBGE em 2010, 42,2% das mulheres atuam no agronegócio e colaboram na renda familiar do campo. De acordo com outra pesquisa apresentada durante o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, 57% das mulheres entrevistadas participam de forma ativa de sindicatos e associações rurais. Segundo Rodrigo Pedroso, coordenador de Marketing de Culturas da Adama, esses dados são apenas mais um indicativo de como a presença das mulheres já é uma constante no campo.
“Seja trabalhando diretamente nas plantações ou administrando uma lavoura, as mulheres têm ganhado um papel cada vez mais importante no campo”, afirmou Pedroso.
Durante o encontro, as mulheres presentes puderam conhecer um pouco mais sobre a história do grupo, os objetivos dos encontros e trocarem ideias e experiências entre si. Além disso, o público pôde assistir à palestra “A história de todas nós no Agronegócio”, de Teresa Vendramini, presidente do Conselho do Núcleo Feminino do Agronegócio e diretora executiva da Sociedade Rural Brasileira.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura