Controle de aflatoxina na castanha do Brasil é tema de Workshop
Acordos de cooperação técnica que devem ser assinados, inicialmente, por meio da Conab no âmbito do Prohort, entre Brasil, Espanha, França e Portugal, vão permitir a transferência de conhecimentos e logística de transporte, armazenamento, refrigeração e processos de gestão, entre os mercados atacadistas de hortigranjeiros europeus e as centrais de abastecimento brasileiras (Ceasas). As informações são da Conab.
Visitas de técnicos desses países para conhecer as realidades das centrais já estão sendo programadas. No início deste mês, uma equipe brasileira, coordenada pela Associação Brasileira de Centrais de Abastecimento (Abracen), visitou alguns desses mercados na Europa. O mesmo será feito pelos estrangeiros no Brasil. O acordo está sendo formatado por meio do Itamarati e a previsão é que a parceria comece no primeiro semestre de 2009. “Essa será uma oportunidade para o desenvolvimento e a modernização das nossas Ceasas, por meio do Prohort”, diz o técnico da Conab”, Nilton Melo.
Em Portugal, por exemplo, um dos destaques é o Mercado Abastecedor da Região de Lisboa S.A, que comercializa hortigranjeiros utilizando-se de embalagens pequenas para atender o crescimento do varejo. Na Espanha, o mercado visitado foi o Mercamadrid. Na França, o grupo visitou o mercado de Rungis, considerado o maior e mais moderno da Europa. Este centro comercializa hortigranjeiros, carnes, peixes, queijos para o norte da Europa e tem um alto investimento em logística. Na Alemanha, o mercado de Berlim se destaca pelo emprego de tecnologia e logística para transporte e exposição de mercadoria.
A última central visitada pela delegação brasileira foi a de Copenhagen, na Dinamarca. Este é privado e possui duas seções independentes: uma para frutas e verduras e outra para flores e plantas. “A idéia é conhecermos também os mercados da América Latina, como o da Argentina, para avaliarmos as diferenças e peculiaridades em relação ao nosso sistema”.
Marcos Nogueira
Conab
www.conab.gov.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura