Ações do MMA para combate ao desmatamento em debate no Senado

29.10.2008 | 21:59 (UTC -3)

O diretor do Departamento de Políticas para o Combate ao Desmatamento, Mauro Pires, destacou, terça-feira (28/10), no Senado Federal, a importância de os estados elaborarem um Plano Estadual de Combate ao Desmatamento para proteção da Amazônia. Durante audiência pública conjuntadas comissões de Agricultura e Reforma Agrária e do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, Mauro Pires ressaltou que a elaboração do plano é um dos requisitos para os estados receberem investimentos do Fundo Amazônia.

Amazônia e Amapá já têm seus planos prontos e devem encaminhar para o MMA em novembro. Os planos do Acre, Mato Grosso e Pará estão em fase de elaboração e os estados de Tocantins e Rondônia já firmaram o compromisso com o MMA de elaboração de seus planos estaduais. Falta Roraima acertar com o ministério a criação do plano.

Mauro Pires compareceu ao Senado representando o ministro Carlos Minc, que foi convidado para falar das ações de prevenção e controle do desmatamento na Amazônia. Ele destacou o Plano Amazônia Sustentável (PAS) e o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAM) como as principais políticas do MMA para a Amazônia.

Segundo Mauro Pires, um esforço nacional de combate ao desmatamento e a criação de planos de prevenção do desmatamento na Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal são alguns dos próximos desafios do Ministério do Meio Ambiente para a conservação de todos os biomas brasileiros.

Fonte: www.mma.gov.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025