Abrapa amplia horizontes do algodão brasileiro com novas missões internacionais

Após sucesso na Ásia, entidade planeja 12 intercâmbios para fortalecer laços comerciais e expandir mercado global para o produto nacional

07.03.2024 | 10:45 (UTC -3)
Revista Cultivar, com informações de Catarina Guedes

A Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) anuncia a expansão de suas ações internacionais após a "Missão Indonésia-Bangladesh". A entidade planeja mais 12 intercâmbios comerciais para promover o algodão brasileiro globalmente.

A missão, realizada de 26 de fevereiro a 1º de março, contou com a colaboração da Associação Nacional de Exportadores de Algodão (Anea) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Miguel Faus, presidente da Anea, avaliou a missão como muito bem-sucedida, destacando a mistura de debates técnicos e momentos de descontração.

Durante a missão, foram realizados seminários "Cotton Brazil Outlook" em Jacarta e Daca, superando as expectativas de público e reunindo importantes decisores. A Indonésia, apesar de uma queda de 35% nas importações de algodão no ano comercial 2022/23, espera um aumento de 20% para 2023/24. Bangladesh, por outro lado, busca diversificar seus fornecedores de algodão, com o Brasil já respondendo por 16% de suas importações.

O Brasil, segundo maior exportador mundial de algodão desde 2019, projeta exportar 2,34 milhões de toneladas no ano comercial 2023/24. A agenda de missões internacionais do Cotton Brazil para 2024 inclui ainda o Mercado Europeu, Tailândia, China, Turquia, Egito, Vietnã, Índia, Taiwan, Japão e Estados Unidos. Nos meses de julho e agosto, o destino se inverte e os cotonicultores brasileiros abrem suas propriedades para receber industriais e importadores na chamada Missão Compradores.

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