Governo realiza leilão de feijão cores de estoques públicos
Garantia de preço mínimo para o milho, um sistema de seguro para os produtores, incentivos para a primeira safra e a possibilidade de vender o grão na bolsa com auxílio do governo, se necessário, serão alguns dos pontos discutidos pela Associação dos Produtores de Milho (Abramilho), na Expoijuí 2010. "A feira é uma ótima oportunidade para discutir estímulos aos produtores de milho", destaca Odacir Klein, procurador da entidade, que ministrará a palestra "Geografia do mercado do milho".
O executivo ressalta a falta de recursos para a primeira safra de milho e o desestímulo ao plantio do grão nos locais próximos do consumidor final. "A maior parte do milho produzido na segunda safra deveria ser destinada à exportação". Segundo ele, ainda, o governo precisa fomentar a utilização do milho na indústria, principalmente nas regiões que não conseguem consumir todo o grão produzido. "A região Centro-Oeste, por exemplo, tem excedente e dificuldade de escoar o milho para os portos, por isso acaba havendo acúmulo do grão", aponta.
Exposição é referência nacional para agronegócio
Para o presidente da Expoijuí Walter Joel de Moura, a feira é de extrema importância para toda a cadeia produtiva. Além dos relevantes debates, necessários para o desenvolvimento do setor, a Expoijuí também é um espaço aberto para conhecimento e investimento em novas tecnologias, que possibilitam melhorar cada vez mais a produtividade nas lavouras.
"Esse ano, a expectativa é termos um público superior a 180 mil pessoas e um volume de negócios de aproximadamente R$ 35 milhões", salienta Moura. "Temos sido uma vitrine de apresentação das melhores empresas do setor. Os empresários que estão dentro da Expoijuí fazem excelentes negócios", completa.
Serviço
Evento: Palestra Geografia do mercado de milho
Data: 08/10/2010
Horário: 20h
Fonte: Barcelona Soluções Corporativas e Relações Institucionais
(11) 3034-3639
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura