ABIOVE debate produção de soja na Amazônia na Semana Verde em Berlim

A principal mensagem foi que o setor de soja está aumentando sua produção por meio de ganhos de produtividade e expansão sobre pastagens degradadas, não relacionadas ao desmatamento

20.01.2020 | 20:59 (UTC -3)
ABIOVE

O Presidente Executivo da ABIOVE, Andre Nassar, participou na última sexta-feira (17/01) do debate sobre a produção sustentável de soja no Fórum Global de Alimentos e Agricultura (GFFA), durante a Semana Verde em Berlim-Alemanha.

A principal mensagem foi que o setor de soja está aumentando sua produção por meio de ganhos de produtividade e expansão sobre pastagens degradadas, não relacionadas ao desmatamento. Nassar também explicou como a indústria da soja no Brasil está evoluindo em termos de novas políticas de compra, identificação da origem da soja, monitoramento do desmatamento e atendimento às demandas dos compradores quanto aos padrões de sustentabilidade.

Uma questão sensível debatida no painel foi a produção de soja no bioma Amazônia. Nassar destacou que a produção de soja na Amazônia ocupa 1,1% de seu território. Atualmente, 85% do bioma Amazônia ainda é preservado com vegetação nativa. Desde 2006, a produção de soja aumentou três vezes, sem impacto na conversão de floresta. Nassar apresentou números mostrando que não há conversão de floresta devido à soja, provando assim que a soja não é um fator impulsionador do desmatamento.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro