Publicada nomeação de 176 agentes de inspeção do Mapa
Pelo quinto ano consecutivo será realizada a Jornada Científica da Embrapa Gado de Corte (JCEGC), de 21 a 23 de outubro, em Campo Grande-MS. O evento tem inscrições abertas e conta com novidades.
Pela primeira vez, todos os acadêmicos do Estado do Mato Grosso do Sul que se enquadrem nas categorias – iniciação científica, aperfeiçoamento técnico, mestrado, doutorado e pós-doutorado – poderão inscrever-se até o dia 8 de setembro, impreterivelmente, pela página eletrônica
.
O evento foi criado com o intuito de valorizar o trabalho dos estagiários, bolsistas e pós-graduandos que desenvolviam atividades na Embrapa Gado de Corte, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e ao longo dos quatro anos, tornou-se um ambiente aberto e dinâmico, propício para a troca de ideias entre os futuros profissionais e pesquisadores.
Os números apontam que na estréia da Jornada, em 2005, 56 resumos foram enviados para revisão à comissão científica, formada, permanentemente, por pesquisadores de todas as áreas das ciências agrárias. Nos dois anos seguintes, em média, 77 resumos dividiram-se entre as cinco categorias. Já em 2008, a nova lei de estágio reduziu o número de estudantes no Centro de Pesquisa, entretanto, a queda em quantidade resultou em resumos de melhor qualidade, observaram os organizadores.
Com a participação de estudantes de outras instituições sul-mato-grossenses os responsáveis esperam ampliar os horizontes da Jornada consolidando-a como um painel das atividades de pesquisa desenvolvidas no Estado. “A mudança é radical e é uma oportunidade para a capacitação e o crescimento de nossos pós-graduandos, valorizando entre eles a importância da ciência na geração de tecnologias que sejam bens e serviços para a sociedade”, explica o pesquisador da Embrapa, Sérgio Raposo de Medeiros, coordenador desta edição.
Inscrições - antes do ato de inscrição, os interessados devem, conforme frisa Sérgio Raposo, ler atentamente o Regimento Interno da V JCEGC, disponível no portal da Empresa. Para efetuar o registro, o autor enviará o trabalho elaborado no formulário de resumo por meio de correio eletrônico (
). Em seguida, deve entregar a ficha de inscrição, na qual precisa constar a concordância de seu orientador com a submissão do trabalho.
O resumo receberá um código e por ele o autor controlará seu trâmite. Sérgio destaca que cada apresentador pode encaminhar somente um único paper como primeiro autor, o qual será objeto da apresentação oral, mas é permitida a coautoria em outros trabalhos.
Haverá também a concessão do prêmio “Destaque Científico da 5ª JCEGC”, no qual para Iniciação Científica e Aperfeiçoamento Técnico os 1os, 2os e 3os lugares serão contemplados e para Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado (DCR) somente os primeiros lugares.
Perspectivas – atualmente com 112 acadêmicos em atuação no Centro, entre estagiários e bolsistas, o encontro já integra o calendário dos estudantes. A doutoranda da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP, Andréa Roberto Duarte Lopez Souza, participou da 1ª edição da JCEGC e ganhou o segundo lugar com a “Eficiência alimentar e exigências de vacas de corte de diferentes grupos genéticos em condições de pastejo”.
A zootecnista recorda que a atividade serviu de estímulo para a sua vida profissional, tanto que logo após a Jornada decidiu pelo mestrado, prestou a prova, passou e não parou mais. “Foi uma motivação para os meus estudos”, declara Andréa.
Na mesma linha seguiu a hoje pesquisadora da Embrapa, Lucimara Chiari, vencedora da I e II Jornada, 2005 e 2006, na categoria pós-doutorado, com os trabalhos “Estudo da variabilidade genética em Stylosanthes guianensis utilizando marcadores RAPD” e “Determinação da taxa de fecundação cruzada em Stylosanthes capitata pela análise de marcadores RAPD”, respectivamente.
“As apresentações melhoram a cada ano, assim como, o conteúdo dos trabalhos. Procuro assistir a todas as apresentações, pois é uma mostra daquilo que a nossa Unidade produz, não apenas em pesquisa, mas também na capacitação desses estagiários e bolsistas”, valoriza Lucimara, bióloga, doutora em biotecnologia vegetal.
Pré-jornada – No dia 19 de agosto será dada a largada para a V JCEGC, com a pré-jornada. Neste dia, os inscritos participarão de palestras sobre boas práticas de redação de textos científicos e erros frequentes da língua portuguesa que os ajudarão na composição do texto do resumo. Já no dia 4 de setembro haverá uma discussão sobre boas práticas de apresentação em público com dicas para o dia D.
Durante a Jornada, temas como a importância da P&D&I para o país e a propriedade intelectual serão abordados por profissionais especializados, com a presença confirmada do professor Antônio Márcio Buainain, do Instituto de Economia da Unicamp, para ministrar a relevância da inovação para a pecuária brasileira.
Solidariedade - a inscrição para a V JCEGC será realizada mediante a doação de dois litros de leite integral longa vida a serem doados ao Grupo Grão de Mostarda. O grupo atende a creche domiciliar da Vila Popular, bairro vizinho à Embrapa Gado Corte. Aproximadamente 25 famílias são atendidas pela instituição, que cuida de crianças com até sete anos.
Segundo a empregada Adriana da Silva, coordenadora da equipe, o Grão é formado por funcionários da Embrapa, que desde abril de 1999, faz um levantamento das necessidades da creche e levanta recursos para saná-las, dentro do possível.
Dalízia Aguiar
Embrapa Gado de Corte
/ (67) 3368-2144
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura