Embrapa Rondônia inicia semeadura do Programa Soja Livre
Instituída há 78 anos por pecuaristas visionários que acreditavam na potencialidade do gado zebuíno para melhorar a produtividade do rebanho bovino nacional, a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) acaba de sagrar-se novamente pioneira em seu ramo de atuação.
A associação foi recomendada na tarde desta sexta-feira (04/11), pela empresa ABS Quality Evaluations Inc., credenciada pelo Inmetro, para receber a certificação para as Normas ISO 9001 e ISO 14001, referentes à gestão da qualidade de serviços e sustentabilidade ambiental.
O certificado será emitido em breve pelo Inmetro. A ABCZ é a primeira associação de pecuária do Brasil a receber esta certificação. “Este é um fato histórico para a pecuária nacional. Marca o início de uma nova era na prestação de serviços e também na responsabilidade com o meio ambiente. Como a ABCZ é referência para os criadores de zebu no Brasil e no mundo, esperamos que a certificação da associação sirva de exemplo para melhorarmos ainda mais a qualidade e tecnologia da pecuária com a produção sustentável de alimentos, sobretudo, carne e leite”, ressaltou o presidente da ABCZ, Eduardo Biagi.
O ISO é um sistema internacional de certificação, cujas normas foram criadas com o objetivo de melhorar a relação comercial entre os países e estabelecer padrões de qualidade. Sua relevância é reconhecida mundialmente e, por isso, é comemorada pela ABCZ, entidade representativa de classe com 19 mil associados e responsável por inspecionar, controlar e registrar cerca de 700 mil animais por ano, além de possuir um banco de dados com informações de mais de 12 milhões de animais. “O sistema de gestão da ABCZ é muito robusto e bastante maduro. Isso quer dizer, que a associação já estava pronta para atender as exigências da ISO 9001”, comentou a auditora da ABS Quality Evaluations Inc, Carla Simone Cappelozza, responsável por auditar a associação.
Ao longo da última década, muitos foram os investimentos da ABCZ em modernização na melhoria de qualidade no atendimento aos associados. O programa de gestão implantado ao longo dos últimos anos representa uma mudança cultural de grande relevância para o presente e o futuro da entidade, pois cria condições para a melhoria contínua do atendimento aos associados e do próprio processo de governança, com maior transparência, igualdade, prestação de contas e foco em resultados. “A ABCZ recebeu as certificações ISO 9001 e ISO 14001 por uma certificadora dos Estados Unidos. É o reconhecimento da excelência da ABCZ na gestão dos seus objetivos e da forma responsável como conduz os eventos no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG. Parabéns a todos que nestes últimos 78 anos tão bem conduziram os interesses dos criadores de zebu do Brasil”, salientou o vice-presidente da ABCZ, Jovelino Carvalho Mineiro.
Recentemente, a ABCZ passou a utilizar um SGI (Sistema de Gestão Integrada) ainda mais completo, visando a melhoria contínua dos serviços prestados pela entidade, como aumento da produtividade, aumento da satisfação dos associados, melhoria na relação com o meio ambiente, entre outros. “O Sistema de Gestão Integrada contou, desde o início com o comprometimento e envolvimento dos colaboradores da ABCZ e agora já faz parte da rotina de todos”, afirma a coordenadora do SGI, Vanessa Gobbo.
Comprometida com a preservação do meio ambiente, a ABCZ também é a primeira associação do setor a conquistar a ISO 14001, norma internacional que define os requisitos para estabelecer e operar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). A entidade já desenvolvia a alguns anos projetos e ações sustentáveis, tanto nos eventos que realiza quanto na rotina diária dos trabalhos que executa.
Entre os anos de 2008 e 2010, a ExpoZebu (Exposição Internacional das Raças Zebuínas), feira promovida anualmente pela ABCZ, teve como tema central a pecuária sustentável. Foram realizados simpósios e fóruns com pesquisadores de vários países, que apresentaram estudos sobre a produção sustentável. As pesquisas comprovaram que recuperação de pastagem pode reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Com isso, a partir de 2011, a ABCZ deu início a uma ampla campanha de conscientização do pecuarista sobre a necessidade da recuperação de pastagens e também sobre as vantagens da implantação do sistema Silvipastoril, que integra árvores, pastagem e gado em um mesmo ambiente.
A ExpoZebu foi a primeira exposição de gado do país a adotar o modelo de feira sustentável. Implantado em 2009, o “Projeto Sustentabilidade da ExpoZebu” engloba: compostagem dos resíduos do gado gerados durante o evento e realização de pesquisas com esse material, uso racional de água para lavagem dos animais, coleta seletiva do lixo, captação de água da chuva para higiene animal e fabricação de biodiesel a partir do óleo de cozinha descartado pelas barracas de alimentação e pelos restaurantes em funcionamento no recinto da feira. O biocombustível fabricado na usina móvel foi utilizado para abastecer o caminhão de coleta de lixo reciclável das cooperativas de catadores que trabalharam na ExpoZebu.
Como o Parque Fernando Costa, local onde está sediada a ABCZ, é utilizado para realização de outras exposições de gado, o projeto hoje já foi incorporado à maior parte desses eventos. Desenvolvido em parceria com diversas entidades, o projeto envolve ainda ações educativas com os tratadores de animais. Com isso, foi possível reduzir os impactos ambientais das feiras.
A coleta seletiva não acontece apenas nas exposições. A ABCZ instalou lixeiras apropriadas por todo o Parque Fernando Costa. Na sede, foi instalado ainda um recipiente para o descarte de pilhas e baterias. Para conscientizar colaboradores e o público em geral sobre a importância da reciclagem de resíduos, do uso racional de energia e de água, a ABCZ realizou workshops e distribuiu cartilhas.
Após esta certificação, a ABCZ começará a realizar auditorias internas periodicamente e ainda auditorias externas anualmente. Já a auditoria de Recertificação será realizada a cada três anos.
Além destas auditorias, é importante lembrar que o Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas, realizado pela ABCZ em todo o território nacional, é periodicamente auditado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sendo que a última auditoria do gênero foi realizada em setembro de 2011.
Conheça alguns itens que compõem o Programa de Gestão da ABCZ:
Gestão de pessoas: qualificação (programa de educação continuada), remuneração e benefícios (plano de cargos e salários);
Gestão de processos: tecnologia da informação, comunicações eletrônicas, padronização, rapidez, eficiência e confiabilidade;
Sustentabilidade: eventos, participação em discussões e orientações aos criadores;
Pecuária comercial: expansão do Pró-Genética, programa de melhoria de pastagens;
Comunicação: divulgação de assuntos de interesse da pecuária e dos associados através de revista, TV, mídias sociais, eventos e promoção internacional;
Governança: ouvidoria (reuniões com criadores nos estados), conselhos atuantes (Deliberativo Técnico, Consultivo, Fiscal), auditorias independentes (qualidade, sustentabilidade, fiscal, contábil, qualidade e sustentabilidade), trabalho conjunto com associações promocionais e demais entidades do setor, avaliações constantes (indicadores de qualidade e produtividade online), estrutura profissionalizada (pessoal técnico e administrativo), apoio de consultorias e instituições de primeira linha – (IBM, Price, Fundação Dom Cabral).
L.Adolfo
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura