ABBI participa do Plant Based Tech 2023

O evento reuniu representantes da Anvisa e do Mapa/Dipov e líderes da indústria e especialistas em alimentos à base de plantas

27.09.2023 | 14:35 (UTC -3)
Elisandra Escudero

A Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI) esteve presente no "Plant Based Tech 2023", representada por Marcos Pupin, diretor de assuntos regulatórios da ABBI. O evento reuniu representantes da Anvisa e do Mapa/Dipov e líderes da indústria e especialistas em alimentos à base de plantas, proporcionando um fórum valioso para discussões sobre regulamentação e tendências do mercado.

Marcos Pupin, além de representar a ABBI, teve a honra de mediar dois painéis cruciais durante o evento, demonstrando o compromisso da associação com o avanço e desenvolvimento do setor de alimentos à base de plantas.

No primeiro painel, Pupin liderou uma discussão envolvendo representantes de três diferentes setores: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com a participação da Gerente Geral de Alimentos – GGALI – Dra. Patrícia Castilho, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com a participação do Diretor do Dipov, Dr. Hugo Caruso e a representante do setor produtivo, Dra. Elizabeth Vargas, Head de Assuntos Regulatórios da Unilever. A conversa girou em torno dos avanços regulatórios relacionados aos produtos plant-based e ressaltou a importância de contribuir para o desenvolvimento deste mercado em crescimento constante.

No segundo painel, o diretor da ABBI introduziu uma pesquisa realizada pelo The Good Food Institute (GFI), onde houve a participação da Camila Luppeti – Corporate Engagement Data Specialist do GFI e da Julia Seibel – Gerente de parcerias Corporativas do Programa Escolha Veg, que apresentaram um panorama detalhado do comportamento dos consumidores em relação aos produtos à base de plantas. A pesquisa abordou os produtos análogos mais consumidos, os principais motivos para não consumir esse tipo de alimento e os desafios enfrentados pelo mercado, que incluem uma distribuição mais ampla, preços elevados e a busca contínua pela melhoria do sabor.

"Encontros como esse são cruciais para fomentar a discussão sobre a agenda regulatória e as tendências do mercado, especialmente quando consideramos a importância de construir um futuro mais sustentável. A ABBI está comprometida em continuar contribuindo para o crescimento do setor de alimentos à base de plantas, trabalhando em conjunto com indústrias e órgãos reguladores para promover soluções inovadoras e sustentáveis", enfatizou Marcos Pupin.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro