Conab aplicará mais de R$ 256 mi na compra de trigo, milho e sisal
O Grupo Marfrig, parceiro da Associação Brasileira de Angus no Programa Carne Angus Certificada, no centro do país, realizou dia de campo e abate técnico de animais da raça Aberdeen Angus, na Unidade de Mineiros, em Goiás. Foram abatidos mais de 2,2 mil animais Cruza Angus em atividade realizada, neste mês, com a presença de mais de 70 criadores da região sudoeste goiana. Segundo o gerente de Fomento Pecuária do Grupo Marfrig, Luciano de Andrade, o índice de animais certificados superou as expectativas.
“A área de Mineiros já produz animais de elevado nível. O abate técnico serviu para avaliarmos as condições e o produto da região”, comentou. O gerente de Fomento Pecuária do Grupo Marfrig observou, ainda, que os lotes atingiram a terminação desejada (cobertura de gordura). “Entre os quesitos para o abate e premiação de animais ½ sangue Angus, a terminação é fator primordial para a remuneração”, completou. Andrade ressalta que a atividade, que incluiu o abate técnico com animais Cruza Angus, possibilitou a captação de 10 mil vacas para serem inseminadas com a raça Aberdeen Angus no centro do país.
O técnico do Programa Carne Angus Certificada Tito Mondadori, que apresentou palestra sobre os diferenciais da Angus e a contribuição da raça para a melhoria na qualidade da carne, no Brasil, salientou que essa região de Goiás tem um futuro muito próspero para a pecuária. “Eles são essencialmente produtores de grãos, região onde o confinamento pode ser implementado de forma muito fácil, pois com a boa disponibilidade de grãos, subprodutos e redução nos custos do frete o custo se torna muito barato”, analisou. Na atividade, a certificadora do Programa Carne Angus Certificada Ana Paula Messas mostrou os quesitos considerados para que ocorra a certificação.
O Grupo Marfrig apresentou também seu Programa Marfrig Fomento, que financia programas de inseminação artificial, aumentando e regularizando a oferta de animais Cruza Angus e o Programa Marfrig Premiação, estabelecido em parceria com a Associação Brasileira de Angus, que objetiva impulsionar o pecuarista que produz qualidade. Podem participar do Programa Marfrig Premiação todos os produtores que possuam animais Angus ou Cruza Angus dentro do padrão de certificação, isto é, que apresentem no mínimo 50% de genética Angus, sejam jovens e bem terminados, em um raio de 500km da unidade Promissão, do Marfrig. Outras localidades do Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás podem participar mediante consulta. O peso mínimo exigido é 225 Kg/carcaça para machos e 195 Kg/carcaça para fêmeas. Machos com peso superior a 270 kg de carcaça recebem premiação 5% superior pela gordura uniforme. Fêmeas com peso superior a 195 kg de carcaça e gordura uniforme recebem o preço do boi (cotação ESALQ).
Informações adicionais sobre a Associação Brasileira de Angus: (51) 3328 9122 / www.angus.org.br
Fonte: Associação Brasileira de Angus/Assessoria de Imprensa Luciana Bueno; (51) 9181 7734
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura