Mais de 90% do arroz já foi colhido no RS
A 20ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja) recebeu de sexta-feira até o final da tarde de ontem 68 mil visitantes, no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson de Santa Rosa. Os números mantêm a expectativa de 200 mil visitantes até o final do evento, no domingo (04).
O público lotou as ruas do Parque visitando pavilhões e estandes externos. As atividades culturais criaram interação para quem passeava em família. O show do Detonautas na noite de sábado e a gravação do programa Galpão Crioulo, da RBS TV, no domingo, também foram chamativos que resultaram em um final de semana com bons resultados na 20ª Fenasoja.
Para quem procurou atividades na área da agricultura e pecuária, o final de semana teve julgamento morfológico de gado de corte, raça Brahman, além da Exporural, que atrai produtores com inovações e tecnologias para o campo. Expositores já projetam uma comercialização maior que na última edição. O cenário é motivado pelos bons números da safra 2013/2014, estimados em 13,21 milhões de toneladas.
Nesta segunda-feira iniciam na Fenasoja as atividades da Silage School - escola de silagem - que formará agricultores, divididos em turmas, com técnicas de produção de silagem. São cinco turmas, de segunda a sexta-feira, no turno da manhã. Hoje a tarde ocorrerá um festival de pratos a base de soja, que premiará receitas produzidas por agricultores da região. E a noite acontecerá a noite cultural com homenagens, entrega de premiação do 2º concurso interescolar de redação, concurso de vitrines e ornamentação da Fenasoja e lançamento do livreto “Da Soja a Fenasoja” com as redações vencedoras do 2º Concurso. A Fenasoja segue até domingo.
Gravação do Galpão Crioulo anima público da 20ª Fenasoja
Os apresentadores Shana Müller e Neto Fagundes recepcionaram com alegria o público presente.
O público que prestigiou a 20ª Fenasoja na noite deste domingo (27) pôde prestigiar um pouco de tradicionalismo no evento. Aconteceu a gravação do Galpão Crioulo, no palco de shows do Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa. Com atrações especiais, os apresentadores Shana Müller e Neto Fagundes recepcionaram com alegria os que prestigiavam a programação. Participaram das atrações o músico Pirisca Grecco, Jorge Freitas, Valdomiro Maicá e Luis Carlos Borges.
Na oportunidade, o apresentador Neto destacou a importância e o significado de participar da feira. “Vir à Santa Rosa sempre é motivo de alegria. Esta terra possui uma energia muito boa e uma representação cultural encantadora”, salientou. Para Shana Müller, “antes mesmo de iniciarem-se as gravações, podemos sentir a vibração e a expressão tradicionalista que o município transmite”.
Um dos destaques na gravação do Galpão Crioulo foi o músico Luis Carlos Borges. Com uma relação consolidada com Santa Rosa, e uma identificação com a feira, o tradicionalista comentou se sentir em casa no município. “Morei aqui por muitos anos e retorno sempre que possível. A vontade de voltar e trazer sempre algo novo é evidente. Poder estar na cidade, na Fenasoja e com o Galpão Crioulo, é uma sensação imensurável”, afirmou.
O Galpão Crioulo, gravado na 20ª Fenasoja, segundo a produção do programa, será apresentado na RBS TV no próximo domingo, dia 2 de maio. A próxima atração da grade de shows da feira será na quarta-feira (30). A dupla sertaneja Hugo e Thiago se apresentará a partir das 22h. O valor do ingresso será o mesmo para a entrada do parque, R$6.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura