50º Exposição Estadual Agropecuária abre a Superagro 2010

25.05.2010 | 20:59 (UTC -3)

A 50º Exposição Estadual Agropecuária de Minas Gerais começa nesta quarta-feira (26/05), abrindo a programação do primeiro turno da Superagro Minas 2010.

No primeiro dia da Exposição serão realizados os primeiros julgamentos de equinos das raças mangalarga e mangalarga marchador. À noite será realizado o primeiro leilão da Superagro 2010, com o pregão de 25 animais da raça marchador, no Pavilhão Redondo, no Parque da Gameleira.

No primeiro dia da Superagro o secretário de Agricultura de Minas, Gilman Viana Rodrigues, falará na aula inaugural do Ciclo de Ciclo de Aulas Técnicas, voltado para estudantes universitários de áreas afins ao agronegócio. No primeiro dia da Superagro começa a funcionar também o espaço educacional destinado a crianças e escolares com a minifazenda, miniusina de laticínios e o estande com animais empalhados da Companhia de Meio Ambiente da PMMG.

O primeiro turno da Exposição Agropecuária vai até o dia 30 de maio, com leilões e julgamentos e equinos e de cinco raças de bovinos de leite. O segundo turno da Exposição começa em 2 de junho e prossegue até o dia 6. Durante toda a Exposição participarão cerca de 3 mil animais de vinte raças.

Os demais eventos da Superagro são os seguintes: II Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (27 a 29 de maio); Expovet – Feira de Produtos e Negócios para o Mercado Pet (28 de maio a 1º. de junho), 13ª. Expocachaça (28 de maio a 1º. de junho), eventos da apicultura (28 de maio a 1º. e junho), fruticultura (29 de maio) e florestas plantadas (29 de maio).

A Superagro será realizada de 26 de maio a 6 de junho e terá a participação também de bovinos de corte e leite, caprinos, ovinos e bubalinos. Além da 50ª Exposição Estadual Agropecuária, a Superagro terá a Expovet, a Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária e Feira de Softwares Agrotic, a 13 ª Expocachaça, O Ciclo de Aulas Técnicas e os Encontros da Apicultura e Fruticultura.

Realização – A Superagro é uma iniciativa do Governo de Minas - por intermédio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) -, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG).

Integrantes de rede social sobre Defesa Agropecuária se reúnem em BH

Lançar mão da integração proporcionada pela web 2.0 em benefício do agronegócio brasileiro é a proposta da Rede de Inovação para Defesa Agropecuária (RIT DA). A ferramenta, disponível na web em formato de rede social, possibilita a troca de informações e viabiliza discussões acerca de defesa agropecuária entre os mais de 2.600 usuários de diversas regiões. Na II Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (II CNDA), que será realizada em Belo Horizonte, entre 26 e 29 de maio, os chamados “rit-eiros” se encontrarão pela primeira vez para expor presencialmente os projetos e discussões levantados na rede.

O “Encontro de Rit-Eiros” está programado para os dias 26 a 28 de maio, dentro da programação da II CNDA, que acontece durante a Superagro 2010, no Expominas. O encontro contará com palestras e discussões em torno de pesquisas realizadas durante um ano de trabalho do grupo; passando pelos mecanismos utilizados e a mensuração de resultados. Haverá, ainda, espaço para navegação na RIT DA e uma mesa redonda para debate do tema: “Redes Sociais como mecanismo de participação e interação na web”.

Sobre a RIT DA

Lançada na web em abril de 2009, a rede conta com a adesão de mais de 2.600 profissionais de todo o país, envolvidos com a defesa agropecuária. Desde o início, a rede demonstra crescimento acelerado, com grande número de acessos de dentro e de fora do país. O projeto visa facilitar a comunicação entre pesquisadores, docentes, setor privado e agentes de defesa; a troca de informações e experiências com vista na busca pela qualidade da produção alimentar nas áreas vegetal e animal.

A ferramenta tem sido tão eficiente que, em novembro de 2009, foi apontada pelo site Farmsphere como uma das “Top 100”, ou seja, está entre as 100 melhores redes sociais, do mundo, sobre agricultura, alimentos e agronegócios. A Farmsphere é também uma rede social, que reúne mais de 2.000 profissionais de todas as partes do mundo em torno de soluções para o agronegócio.

O projeto é coordenado pelo professor Evaldo Vilela, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e fomentado pelo Fundo Setorial do Agronegócio e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Serviço:

Encontro de Rit-Eiros

Período: 26 a 28 de maio

Informações:

II Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (II CNDA)

Data: 26 a 29 de maio 2010 (durante a Superagro 2010)

Local: Expominas - av. Amazonas, 6.030, Gameleira, em BH

Inscrições:

Fonte e mais informações:

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025